As medidas têm como objetivo conter a pandemia do novo coronavírus. Foto: Luiz Souza/NurPhoto via Getty Images

No início de maio, algumas cidades e estados do Brasil decidiram tomar medidas mais rígidas para fazer com que a população só saia de casa quando for necessário. Confira as novas regras:

Maranhão

Em São Luís, capital do estado, a justiça decretou o chamado lockdown (confinamento total) a partir de 5 de maio. A princípio, a medida vai durar dez dias e define que as pessoas só circulem em casos essenciais, proíbe a entrada e a saída de veículos na região (com exceções como ambulâncias), limita a circulação de pessoas nos espaços públicos e suspende as atividades não essenciais.

Pará

Também foi adotado o lockdown, que passou a valer em 7 de maio em dez municípios: Ananindeua, Belém, Benevides, Breves, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá e Vigia. Até o dia 9 de maio, a medida vai funcionar sem punições para que a população consiga se adaptar, mas multas e outras penalizações podem ser aplicadas após essa data.

São Paulo

O uso de máscaras se tornou obrigatório para quem estiver fora de casa desde 7 de maio e o rodízio de veículos, que acontece na capital, teve mudanças nas regras. Agora, somente os automóveis que possuem placas com o último número ímpar poderão circular nos dias ímpares e os que possuem placas cujo último número é par só podem ser usados em dias pares. Isso quer dizer que um carro cuja placa termina em 2 (par) pode circular nos dias 2, 4 e 6 do mês, por exemplo – que são dias em que os que possuem placas que terminam em números ímpares não têm esse direito.

A regra do rodízio passa a valer no dia 11 de maio em toda a cidade de São Paulo.

Ceará

Em todo o estado, o uso de máscaras nos espaços públicos passou a ser obrigatório, inclusive dentro de carros, em 6 de maio. Além disso, Fortaleza, a capital, recebeu medidas mais rígidas para a quarentena, como a proibição de circular nos espaços públicos (exceto em casos de emergências e para comprar itens essenciais, como alimentos e remédios).

Minas Gerais

A partir de 5 de maio, a prefeitura da capital, Belo Horizonte, proibiu eventos em que as pessoas se reúnem dentro de carros (chamados de drive-in). Também foram proibidas festas em áreas comuns de condomínios e estacionamentos.

Fontes: Exame, G1, G1, G1, O Povo e UOL.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • @mclara

    3 anos atrás

    Fiquei feliz que as pessoas não façam mais acumulação

  • @mclara

    3 anos atrás

    Eu achei bem legal os números pares em dias pares e números ímpares em dias impares

  • Heloiza Costa Teixeira de Paula

    3 anos atrás

    Eu gostei m

  • Heloiza Costa Teixeira de Paula

    3 anos atrás

    Gostei muito bjs =)

  • Heloiza Costa Teixeira de Paula

    3 anos atrás

    Gostei muito ele è bem informativo

  • Heloiza Costa Teixeira de Paula

    3 anos atrás

    Muito Informativo gostei

  • rafaella andrade de souza

    3 anos atrás

    muito legal beijo

  • Arthur

    3 anos atrás

    muito bem essas cidades estão tomando as medidas corretas eu sou de são luís do maranhão está muito chato mais as medidas estão corretas

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido