A frase "vidas pretas importam" foi escrita na Avenida Paulista, uma das mais importantes de São Paulo, por conta dos protestos. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Desde o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, diversas cidades brasileiras registram manifestações contra o racismo. Os protestos foram motivados pela morte de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, na noite do dia 19, depois de sofrer agressões físicas de dois seguranças em uma loja do supermercado Carrefour, em Porto Alegre (RS).

De acordo com a Brigada Militar da cidade (responsável pela segurança pública), a agressão começou após um desentendimento entre João Alberto e uma funcionária do mercado. Os dois homens que participaram da ação foram presos.

As manifestações aconteceram, principalmente, em frente a lojas da rede Carrefour e foram registradas em cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador (BA), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e São Paulo.

Na capital gaúcha, milhares de pessoas se reuniram em frente ao supermercado em que João Alberto morreu, na noite do dia 20. O grupo chegou a colocar fogo em um canteiro do estabelecimento. Em São Paulo, a Avenida Paulista, um dos principais pontos da cidade, amanheceu em 21 de novembro com a frase “Vidas Pretas Importam” pintada no asfalto. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apoiou a ação, bloqueando parte da via para a pintura, realizada por um grupo de artistas.

O caso está sendo comparado ao de George Floyd, nos Estados Unidos, morto após uma abordagem policial em 25 de maio, que levou a uma série de protestos antirracismo pelo mundo – saiba mais clicando aqui.

João Alberto Silveira Freitas trabalhava com serviços de conserto e jardinagem. Ele tinha quatro filhos. As investigações sobre a morte seguem com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

O que diz o Carrefour?

Em uma rede social e em português, o francês Alexandre Bompard, presidente global do Carrefour, disse no dia 20 de novembro que considerou as imagens do ocorrido em Porto Alegre “insuportáveis”. “Meus valores e os valores do Carrefour não compactuam com racismo e violência”, afirmou ele, que também expressou seus “profundos sentimentos” pela morte de João Alberto.

Bompard pediu que o Carrefour Brasil faça uma revisão do treinamento de seus funcionários e de colaboradores terceirizados (que são pessoas de outra empresa contratadas para prestar um serviço), de modo que o grupo possa ter sua própria equipe e não fique dependente de outras empresas.

Em nota, o Grupo Carrefour afirmou que vai romper o contrato com a empresa que era responsável pelos seguranças que participaram da morte de João Alberto na loja de Porto Alegre.

Apoio internacional

Em 21 de novembro, o movimento norte-americano “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em inglês) publicou uma mensagem de apoio aos protestos brasileiros em uma rede social. O movimento luta contra o racismo nos Estados Unidos.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra surgiu com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a cultura africana e sua presença na nossa história. A data é comemorada apenas no Brasil, pois é uma homenagem a Zumbi, um dos maiores representantes da luta contra a escravidão no período colonial.

Ele foi líder do Quilombo dos Palmares, localizado no interior do Estado de Alagoas. Ao longo dos anos, Palmares foi alvo de muitas ameaças de invasão.

Considerado o maior quilombo territorial do país, o local sobreviveu por 100 anos e chegou a abrigar 30 mil negros.

Os quilombos eram espécies de aldeias que ficavam geralmente no meia da mata. Eles serviam de abrigo para os negros que fugiam das fazendas onde eram escravizados e sofriam maus tratos de seus feitores. Saiba mais clicando aqui.

O que é racismo?

De acordo com o Portal Geledés, do Geledés Instituto da Mulher Negra, racismo é um conjunto de práticas de determinada raça/etnia que, estando em situação de favorecimento social, coloca outra(s) raça(s) em situação desfavorável. O racismo acontece, por exemplo, contra os negros e contra os indígenas.

Fontes: Agência Brasil, Estadão, Folha de S.Paulo, Folha de S. Paulo, Folha de S. Paulo, G1, G1, Gaúcha ZH, página do Twitter de Alexandre Bompard e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (59)

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    todos nós somos iguais sendo diferentes.

  • Cid Paulo Leal Junior

    2 anos atrás

    Insuportável! Eu acho que devemos parar com isso se não os negros não mais existirão! #diganãoaoracismo

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    concordo

  • Alice_fofiss de Oliveira

    2 anos atrás

    Se não pararmos vamos perder todas as vidas negras que existem e assim nunca vamos conseguir fazer as pases com os negros e eu digo quando não tiver mais negros nos vamos nós arrepender de ter feito isso

  • Alice_fofiss de Oliveira

    2 anos atrás

    As pessoas negras não fazem nada com os brancos mais os brancos com os negros chega a ser um absurdo de quanta coisas ruim que fazem, não que seja coisas diferentes são a mesma coisas, os seguranças foram MUITO idiotas de fazer isso com o querido homem vai que aquele homem tem familia eles não sabem dessas coisas.As pessoas não pensão antes de fazer em SE eles fizecem isso comigo eu ia gostar?, eles não se colocam no lugar do outro.E isso é um ABSURDO e por isso nós temos que dizer BLACKLIVESMATTER.

  • Cid Paulo Leal Junior

    2 anos atrás

    Essas foram as palavras mais sinceras que eu já vi. #blacklivesmatter.

  • Alice_fofiss de Oliveira

    2 anos atrás

    Acho muito errado isso que os seguranças fizeram só porque o homem era negro, ele nem fez nada pro seguranças.Acho muito errado o racismo e o preconceito e todo mundo deveria achar não só nois crianças e por isso eu digo #Blacklivesmatter. :D

  • Arthur Rizzotti Merencio

    3 anos atrás

    Insuportável. Não posso falar mais nada, apenas insuportável e errado #blacklivesmatter

  • 20140255@notredamecampinas.net.br

    3 anos atrás

    #DIGANÂOAORACISMO precisamos parar com isso até quando vai continuar.

  • Sophia Camanho

    3 anos atrás

    Todos nós temos que ser tratados iguais independente da cor da pele, nacionalidade, etc. Principalmente devemos ter mais tolerância uns com os outros.

  • Luíza Nogueira Cunha

    3 anos atrás

    Só por que a pessoa é negra, não quer dizer que ela seja diferente. Chega de racismo #VIDASNEGRASIMPORTAM!!!

  • Valentina Parreira

    3 anos atrás

    Achei muito errado oque os seguranças fizeram pois somos todos iguais independente da cor devemos ser respeitados. Vidas negras importam SIM! #blackslivesmatter

  • Tiago Matos Leonel Assis

    3 anos atrás

    Todos precisam manter o mesmo respeito para todos os humanos independente da cor. O racismo é uma coisa inaceitável julgar uma pessoa pela cor de pele não faz sentido, e quem faz este ato criminoso deve ser punido! Racismo é crime #blacklivesmatter

  • isabela beirigo

    3 anos atrás

    Eu acho um absurdo alguém ser tratado como inferior por ser negro, pois todos somos iguais independente da cor. Todos merecemos respeito. Eu acho a pratica do racismo algo desprezível, não entendo quem tem a capacidade de espancar outra pessoa por causa da cor dela, Racismo é crime #blacklivesmatter

  • Lóren Nogueira Cunha

    3 anos atrás

    Não podemos julgar ninguém pela cor, os negros sofrem muito com isso, mas a maioria das pessoas não se importam, apenas continuam como se eles não tivessem famílias nem sentimentos. Os seguranças foram muito errados em acabar levando um homem negro a morte, justo no dia da Consciência Negra.

  • Daniel José de Sousa Leão

    3 anos atrás

    Eu não sei porque as pessoas ainda tem preconceito depois de tanto tempo. As pessoas tem preconceito a nível de matar uma pessoa de outra cor ou de outra raça. E o mais impressionante e que o policial não foi preso porque pagou uma pequena quantia para sair da prisão. Tomara que esse racismo todo acaba. #BlackLivesMatter

  • Sophia Camanho

    3 anos atrás

    Somos todos iguais por dentro não importa a cor de pele ou outras características, eu acho injusto os negros serem tratados desse jeito só pela cor da pele deles ,todos nós merecemos ser tratados da mesma forma, eu achei um absurdo o que os seguranças fizeram com o homem negro , e acho que não importa a cor da pele ou outras características da pessoa todos merecem respeito.

  • Sophia Júlio

    3 anos atrás

    O respeito deve ser igual independente de raça e cor . O ato do segurança foi desumano a atitude de racismo da parte dele é inaceitável e ele deve ser punido . Todos somos humanos e merecemos RESPEITO

  • Sophia Júlio

    3 anos atrás

    O respeito deve ser igual independente de raça e cor . O ato do segurança foi desumano a atitude de racismo da parte dele é inaceitável e ele deve ser punido . Todos somos humanos e merecemos RESPEITO

  • Sofia de Melo Costa

    3 anos atrás

    Devemos ser mais respeitosos e carinhosos com as pessoas! Por dentro somos todos iguais, mas por fora somos diferentes e isso não faz com que as pessoas tenham que ser espancadas só por terem uma cor diferente da sua! #blacklivesmatter #vidaspretasimportam

  • Larissa Secco

    3 anos atrás

    Acho essa atitude racista um enorme desrespeito, isso não é brincadeira, vidas se vão todos os dias por causa desse preconceito, todos merecem respeito, independente de como somos por dentro e por fora, essa atitude dos seguranças foi horrível, espero que como o presidente do Carrefour citou as coisas mudem para melhor.

  • Rafaela Ribeiro de Oliveira

    3 anos atrás

    O racismo é algo muito sério,mas pessoas agem como se isso não fosse nada,todos temos os mesmos direitos independente de cor de pele e raça.O racismo está indo muito além de palavras, as pessoas estão agredindo e matando os outros por causa da cor de pele.Eu acho a prática do racismo uma das piores coisas do mundo.

  • Pedro Rodrigues Guimaraes

    3 anos atrás

    eu acho errado o que os seguranças fizeram no carrefour,se fosse um homem branco,eles não fariam nada,isso foi um ato de racismo e não poderia ficar barato,por isso pessoas fizeram protestos em frente dos carrefour das cidades e online,com a #blacklivesmatter

  • Rafael Rodrigues Guimarães

    3 anos atrás

    Esse caso é muito triste e polêmico. E não é a primeira vez que os seguranças do supermercado Carrefour faz uma barbaridade dessa. Pessoas são mortas diariamente só por causa da cor de pele negra, por causa de uma raça diferente. A única maneira de acabarmos com o preconceito é lutando! Vidas negra importam!

  • Maria Vitória

    3 anos atrás

    Eu achei essa atitude muito feia, pq eles precisam tirar a vida de alguém que não fez nada, apenas por conta da cor, da raça? Se for por isso, fique sabendo que todos somos iguais independente da raça e cor. Espero que as pessoas parem de tirar vidas negras sem importância.

  • Luiz Andre Gonçalves

    3 anos atrás

    Acho que deviamos ter respeito pelos negros e tratalos como tratamos nossos amigos

  • Ana Jerônimo Ribeiro de Magalhães

    3 anos atrás

    o pior é que ninguém se coloca no lugar do outro, nunca pensa na frase "se isso acontecesse comigo, eu iria gostar? " eles tem que ter consciência de que isso está errado, pessoas morrem por preconceito, ok, eles tem uma cor diferente, mas qual é o problema? ELES TAMBÉM SÃO SERES HUMANOS E MERECEM VIVER E TER OS MESMOS DIREITOS QUE OS BRANCOS. EU NÃO ACREDITO QUE ESTAMOS PERDENDO PESSOAS, HUMANOS POR CAUSA DO PRECONCEITO, GENTE ELES SÃO HUMANOS E NÃO SE FAZ COM OS OUTROS O QUE NÃO QUER QUE ACONTEÇA COM VOCÊ

  • Raissa R. F. G. de Camargos

    3 anos atrás

    Em 5 de janeiro de 1989 o racismo passou a ser considerado um crime inafiançável, mesmo depois essa desigualdade vem crescendo de uma forma absurda, no Brasil o índice cresceu 11,5% em uma década Investir na educação poderia ser um grande passo para diminuir essa rejeição, ja que a população negra é uma base para a nossa sociedade. Violência gera violência, somos todos iguais e não há justificação para tal crime. Penso que a hashtag foi uma boa ideia pois ajuda a conscientizar as pessoas.

  • Isabele Fernandes

    3 anos atrás

    Todos nós devemos respeitar uns aos outros, porque somos todos iguais e merecemos a mesma educação e carinho.

  • Isabella Kássia

    3 anos atrás

    Devemos ter mais respeito e carinho com as pessoas, independentemente de cor de pele. Achei muito errado da parte dos seguranças, acho feio também as pessoas tratarem os negros de um jeito muito diferente.

  • Lucas Gomes Dalariva

    3 anos atrás

    As pessoas tem que ter consciência, porque ninguém pode ser julgado pela cor de pele, isso tem que acabar !!!

  • Lavínya Melo Costa - 6B

    3 anos atrás

    Esse preconceito é horrível mesmo, o mundo devia ter vergonha desse preconceito ridículo. Os negros são pessoas como nós sem nenhuma diferença, mesmos direitos e vidas. #Racismo é errado

  • LUIS AUGUSTO

    3 anos atrás

    DEVEMOS TER CONSCIENCIA SOBRE O RACISMO , NAO VAZEM COM OS OUTROS OQUE NAO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VC , ELAS SE MACHUCAM MUITO!POR FORA E POR DENTRO.

  • Vitória Almeida

    3 anos atrás

    Temos que ter conciência de nossos atos porque cor , gênero e religião não definem caráter .#vidaspretasimportam

  • Lucas

    3 anos atrás

    #vidasnegrasimportam Não entendo o porque do preconceito com os negros, somos todos diferentes, o racismo vai muito além de ofender os outros com palavras. Como nesse caso foi muito além, dois seguranças espancaram um homem, levando até a morte. Devemos usar as redes sociais para manifestar não só contra o racismo, mas também contra outros preconceitos #blacklivesmatter

  • Lucas

    3 anos atrás

    #vidasnegrasimportam Não entendo o porque do preconceito com os negros, somos todos diferentes, o racismo vai muito além de ofender os outros com palavras. Como nesse caso foi muito além, dois seguranças espancaram um homem, levando até a morte. Devemos usar as redes sociais para manifestar não só contra o racismo, mas também contra outros preconceitos #blacklivesmatter

  • Pedro Antônio Alves Pereira

    3 anos atrás

    Eu acho uma coisa horrível devemos ter mais respeito com todos, não importa a a cor de pele todos temos sentimentos todos nós somos seres humanos #vidasnegrasimportam

  • Cauã

    3 anos atrás

    Isso foi uma tragédia, o racismo divide e provoca ódio entre as pessoas, infelizmente isso acontece o tempo todo e as vezes as vítimas tem um final pior, realmente isso não tem explicação, é uma das coisas mais antiéticas que podem acontecer.

  • Maria Clara

    3 anos atrás

    Depois de saber da notícia, fiquei muito triste... O que realmente vale, é a pessoa por dentro, não a cor, e nem a aparência física. Todos nós merecemos RESPEITO, independente de qualquer coisa. Foi uma atitude extremamente errada. #vidasnegrasimportam

  • Miguel Neves Nunes Silveira

    3 anos atrás

    Na minha opinião o racismo é algo horrível e esse preconceito deveria ter u.ma punição alta, por exemplo no Carrefour eles deveriam demiti-los e os dois serem condenados por homicídio.

  • Hugo

    3 anos atrás

    O ser humano tem que ter em mente que todos são iguais, a cor de pele não é motivo de julgar a pessoa

  • Lucas Damasceno

    3 anos atrás

    RESPEITO NÃO TEM COR. TEM CONSCIÊNCIA!!!

  • Arthur

    3 anos atrás

    Deviamos ter mais conciência dos nossos atos, só porque a cor dele era negra não prova nada que ele é uma pessoa ruim, e pelo contrário, o policial que espancou o indivíduo é que devia ser punido.

  • João Lucas

    3 anos atrás

    Por algum motivo as pessoa pensam que são melhores que as outras só porque sua cor de pele é diferente, mais somos os mesmos seres humanos por dentro, sentimos as mesmas coisas e temos os mesmos sentimentos, mais por algum motivo as pessoas ainda acham que são superiores.

  • Augusto Arantes Canto Ferreira

    3 anos atrás

    Acho que as pessoas deviam respeitar as outras pois todos tem o mesmo valor só muda a cor de pele mas os direitos e deveres são os mesmos.

  • Fernando Arcanjo Lopes

    3 anos atrás

    Nós temos que combater o racismo abrir os olhos do mundo contra o racismo nao a diferenca entre cor,jeito,religiao temos que respeitar um ao outro infelizmente no mundo ainda a pessoas que praticam o racismo e nao adianta so prender nao ira trazer a pessoa de volta o emocional da pessoa esta abalado, coloque se no lugar da pessoa pare e pense eu gostaria que fizesse comigo? #blacklivesmatter

  • Vitória Almeida

    3 anos atrás

    Acho que as vezes precisamos de um pouco de respeito com todos , não importa sua cor de pele, sexualidade , religião e nem nada disso temos que ter consciência de nossos atos pois as vezes eles podem causar muito mal as outras pessoas , pois cor , gênero e religião não define caráter.

  • Lavínya CST 6B

    3 anos atrás

    Racismo é horrível mesmo, o mundo devia ter vergonha desse preconceito ridículo.

  • Gabriel Henrique De Sousa Costa

    3 anos atrás

    Eu acho que as pessoas brancas tem que ter mais conciencia com os negros pois a final somos todos iguais ninguém é superior a ninguém por causa da cor.

  • Gabriele

    3 anos atrás

    Que absurdo! Os negros são como todos nós, tem sentimentos e direitos que devem ser respeitados. Meus sentimentos #vidasnegrasimportam.

  • Lucas Damasceno

    3 anos atrás

    RespeitoNÃO TEM COR. Tem consciência.

  • Lavínya CST 6B

    3 anos atrás

    Racismo é horrível mesmo, acho que o mundo não devia ter esse preconceito.

  • João Gabriel

    3 anos atrás

    Eu acho esse assunto muito horrível pois só por uma cor existe o racismo

  • julia

    3 anos atrás

    errado temos que ter consciência

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    Eu acho que as pessoas brancas devem ter mais conciência,pois elas não são superiores aos demais.As veses o que as pessoaso falam pode machucar mais do que penssamos.Digo isso porque uma amiga minha foi vitima de racismo e nunca disse nada para ninguém além de me. lutamos contra o racismo e preconceito

  • Rafael

    3 anos atrás

    Não concordo com essa opnião de que brancos valem mais que negros nem que negros valem mais que brancos pois todo mundo tem o mesmo valor não importa a cor da pele pois respeito não tem cor tem consciência

  • Dieter Furst

    3 anos atrás

    Porquê será que as pessoas brancas tem este problema? Sou da raça branca e acho que todos os pretos tem os mesmos direitos do que nós. Alguns não se põem no lugar dos outros...

  • SILVIA DOS SANTOS LEAL LEMES

    3 anos atrás

    Concordo, só que quem morre todos os dias, minutos e segundos são negros e não brancos, todas as vidas importam, mas quem esta morrendo e sendo injustiçada neste instante somos nós, negros. Já sofri muito preconceito, velado, estrutural, por causa do meu cabelo, aos 7 anos tive que ser forte pra continuar estudando. Choramos ao ver que continuamos do mesmo jeito, não há necessidade de se falar em cor, e sim respeito as diferenças e diversidades.

  • BENICIO LUCAS NASCIMENTO

    3 anos atrás

    Não entendo porque as pessoas brancas tem problema com as pessoas negras porque as pessoas brancas se acham superiores? Qual a diferença de ser pessoa negra e pessoa branca?? Só tem uma diferença a cor da pele se for por isso que as pessoas brancas se acham superiores não faz sentido

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido