abre_consciencia negra

A leitora Manuela Q. T., 11 anos, escreveu para o Joca sugerindo uma reportagem sobre a revolta liderada pelo negro escravizado Manuel Congo, ocorrida na época em que a escravidão existia no Brasil – período que durou entre a primeira metade do século 16 e o ano de 1888.

Em 20 de novembro, acontece o Dia da Consciência Negra. Por isso, aproveitamos a data para atender ao pedido da Manuela e falar sobre outras revoltas e momentos de resistência dos negros escravizados no Brasil. Confira a seguir.

Quilombo de Manoel Congo
Este quilombo ficava no município de Vassouras, no Rio de Janeiro, e levou a uma luta que também ficou conhecida como Revolta de Paty dos Alferes, em 1838. Negros escravizados, liderados por Manoel Congo, revoltaram-se contra Manuel Xavier, dono de fazendas na região, provavelmente por causa da morte de um dos escravizados.

Cerca de 200 a 300 deles fugiram. Na área de mata da região, eles começaram a formação de um quilombo. Forças do governo acabaram capturando a maioria dos escravizados (que sofreram diversos tipos de agressão física) após confronto. Manoel Congo foi condenado a morrer na forca, em 1839.

O que eram quilombos? Eram espécies de aldeias que ficavam geralmente no meio da mata. Serviam de abrigo para os negros que fugiam das fazendas onde eram escravizados.

No vídeo, conheça o Memorial Manoel Congo, em Vassouras, RJ, local de homenagem a ele e para relembrar a luta contra a escravidão

Revolta dos Malês
Ocorrida em janeiro de 1835, aconteceu em Salvador, Bahia. Estavam envolvidas cerca de 600 pessoas, entre escravizados e negros libertos, que lutaram pelas ruas da cidade. Essas pessoas acabaram derrotadas por forças do governo.

Revolta do Cosme
Ocorreu durante a Balaiada (1838-1841, movimento popular contra proprietários de terras usadas para a agricultura), no Maranhão. Cerca de 3 mil quilombolas seguiam Cosme Bento das Chagas na luta, entre outros temas, pela liberdade dos escravizados. Cosme acabou sendo preso em fevereiro de 1841 e condenado à forca.

Dia da Consciência Negra e Quilombo dos Palmares
Localizado no interior do estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares foi alvo de muitas ameaças de invasão. Considerado o maior quilombo territorial do país, o local surgiu por volta de 1580 e estima-se que tenha abrigado 30 mil negros. O líder do lugar era Zumbi. A data de 20 de novembro foi escolhida como Dia da Consciência Negra para lembrar dele, que foi preso e morto em uma emboscada nesse dia, em 1695.

zumbi-palmares
Zumbi, um dos principais representantes da luta contra a escravidão. Imagem: divulgação

Clique aqui para saber mais sobre o Dia da Consciência Negra.

Em 2020, diversas manifestações antirracismo ocorreram pelo mundo. Clique aqui para relembrar alguns desses momentos.

Fontes: Aventuras na História, Brasil Escola, Geledés, Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil, livro Dicionário da Escravidão e Liberdade (Lilia M. Schwarcz e Flávio Gomes, Companhia das Letras), livro Recreio – História do Brasil: Do Descobrimento aos Dias de Hoje (Editora Caras) e Mundo Educação.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Stella Velasques Anderaos Cassis

    6 meses atrás

    Essa noticia é super importante!!!! O Joca Arrasou!!!!

  • lucas.lara

    1 ano atrás

    adorei!!!!!!!!!! MUITO BOM JOCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • segredo

    1 ano atrás

    muito enteressante.estou estudando isso na minha escola tambem.

  • Ilse Azevedo

    2 anos atrás

    Perfeito

  • Caio

    3 anos atrás

    Vidas Negras Importam

  • gabrielly

    3 anos atrás

    Gostei muito dessa noticia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido