Certamente, você já viu seus pais usando o cartão de crédito para pagar a conta em um restaurante ou comprar algo no supermercado. Os benefícios de um cartão de crédito são variados, como o parcelamento de compras.

O que talvez você não saiba é que muita gente se atrapalha no uso do cartão, prejudicando a própria vida financeira. Convido você a entender melhor como o cartão de crédito funciona e, assim, ajudar sua família nesse assunto.

  • O que é? Um meio de pagamento. Você pode pagar compras e contas de diferentes maneiras: em dinheiro, cartão de débito, cheque (quase em extinção) ou cartão de crédito.
  • Como funciona? Quando alguém adquire um cartão de crédito, o banco oferece uma quantia para essa pessoa, chamada de limite de crédito. Suponha que seja um valor de cem reais: este total (ou parte dele) poderá ser utilizado durante o mês e pago ao fim do período combinado (na data de vencimento da fatura do cartão).
  • Quais são as armadilhas? 1. Imagine que a renda da sua família seja de mil reais mensais. E que seus pais gastaram cem reais no cartão de crédito. Isso significa que, dos mil reais para o mês, apenas 900 estarão disponíveis para outros usos. É importante se lembrar disso. 2. Muitas compras podem ser parceladas no cartão de crédito, se você não tiver todo o dinheiro necessário no momento. No entanto, pode haver um acúmulo de parcelas, que vai afetar o orçamento da família no mês.

Comece este papo sobre o uso do cartão de crédito na sua família. E fique de olho nas próximas colunas para saber mais sobre o assunto.

Marcelo Siqueira Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. www.oprosperopasso.com.br

#pracegover: Marcelo Siqueira aparece sorrindo na imagem. Ele usa uma camisa azul claro. Ao fundo, há uma parede na cor laranja. Crédito: Reprodução

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 164 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido