Esta matéria foi originalmente publicada na edição 232 do jornal Joca
Acabou, no dia 16 de outubro, o prazo para que pessoas e empresas sacassem dinheiro esquecido em contas bancárias. Os valores que permaneceram poderão ser incorporados ao Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda que administra o dinheiro do Brasil, para ser usados em ações do governo.
O que é dinheiro esquecido?
Por exemplo, contas bancárias que não são mais utilizadas muitas vezes têm uma pequena quantia depositada que o dono não lembra que está lá. O Banco Central do Brasil anunciou que, no dia 15 de outubro, ainda restavam 8,6 bilhões de reais esquecidos.
Ainda assim, quem não sacou o dinheiro ainda pode recebê-lo de volta. Iniciou-se um prazo de seis meses para que o dono da quantia entre na Justiça e solicite o valor. Depois disso, o dinheiro será usado pelo governo federal.
Quais são as quantias?
Segundo o Banco Central do Brasil, uma única pessoa tinha 11,2 milhões de reais esquecidos prontos para ser recuperados (não foi divulgado se o saque foi realizado ou não). A maioria, cerca de 33 milhões de cidadãos, tinha apenas até 10 reais disponíveis.
Golpes se espalham
Diversos golpistas aproveitaram o anúncio para tentar ganhar o dinheiro de outras pessoas. Links falsos que prometiam devolver o valor esquecido se espalharam pela internet cobrando pelos supostos saques e roubando dados bancários. O governo criou uma página oficial para que o dinheiro pudesse ser resgatado em segurança.
Fontes: Agência Brasil, Banco Central do Brasil, Estadão, BBC, O Globo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.