Simulação de um coronavírus nas células do sangue. Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images

Durante a pandemia do novo coronavírus, alguns veículos de imprensa têm mostrado algo chamado média móvel. Nesse modelo, é feita uma média do número de novos casos ou de novas mortes confirmados nos últimos sete dias.

Então, esse valor é comparado com a média de 14 dias antes. Se o resultado da comparação indicar variação (para mais ou para menos) de até 15%, considera-se que a situação está estável.

Se houver mais de 15% de aumento nos novos casos ou novas mortes, o resultado mostra avanço da pandemia. Mas, se o registro for de mais de 15% na queda, o índice aponta diminuição no avanço da doença. 

No caso do Brasil, na manhã do dia 23 de outubro foi registrada uma queda do número de casos de 12%, o que deixou a média móvel estável em comparação com a de 14 dias atrás.

Já a média móvel de mortes está em queda, pois o número de pessoas que morreram pela covid-19 diminuiu 19% em comparação aos 14 dias anteriores.

*Esta matéria foi atualizada em 23 de outubro de 2020, às 15h40.

Fontes: G1, Jornal Nacional e Ministério da Saúde.

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2021?

Comentários (4)

  • Marcelo da silva

    2 semanas atrás

    joca fala porfavor sobre a queda de mortes nos países

  • THEODORO

    1 mês atrás

    OI JOCA FALA DE MINECRAFT

  • BENICIO LUCAS NASCIMENTO

    1 mês atrás

    Se fizessem uma reportagem com a coisa mais chata que já aconteceu na sua vida com certeza uma boa parte falaria que seria a pandemia do coronavírus (covid - 19) pelo menos eu responderia isso

  • Miguel Letier

    1 mês atrás

    Que bom que a Bahia está em queda de mortes de Corona

Compartilhar por email