Processo de erosão está abrindo diversas "cavernas" no enorme bloco de gelo. Crédito de imagem: Ian Strachan/Eyos Expeditios

O maior iceberg do mundo está sofrendo diretamente as consequências do aquecimento global (fenômeno provocado pelo efeito estufa). No dia 14 de janeiro, um navio enviado pela empresa de expedições Eyos conseguiu adentrar o iceberg conhecido como A23a, localizado na Corrente Circumpolar Antártica, corrente de água do continente Antártico. A Corrente Circumpolar Antártica (CCA) é um fluxo de água do mar responsável por separar as águas frias (sul) das águas quentes (norte) no Oceano Antártico. Por isso, a aceleração da CCA pode influenciar, inclusive, o clima de todo o planeta.

O navio encontrou na ilha de gelo diversas cavernas, ou seja, buracos causados, principalmente, pelos recordes de temperaturas que o planeta Terra vem registrando nos últimos meses. Saiba mais aqui sobre o crescimento constante de temperaturas pelo mundo. 

Antes de se mover para a Corrente Circumpolar, de onde atualmente se afasta de maneira gradual, o iceberg se deslocou completamente da costa antártica, em 1986, e permaneceu durante 30 anos no fundo do Mar de Weddell. O bloco de gelo é tão grande que pode ser considerado até mesmo uma ilha; são 4 mil quilômetros quadrados, o equivalente a mais de três vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.  

De acordo com cientistas, o A23a corre grande risco de desaparecer ou se fragmentar completamente nos próximos meses. Além de ser desgastado pelo ar mais quente, o iceberg é prejudicado pelo nível e pela direção da correnteza, que se choca constantemente contra o gelo. Aliado a isso, ventos e redemoinhos também abalam a estrutura do A23a. Quanto mais o iceberg se afasta da Antártida, temperaturas mais altas enfrenta. 

O navio de expedição que capturou imagens da enorme ilha de gelo conseguiu registrar as fissuras que se abrem na cobertura do bloco, que pesa quase um bilhão de toneladas. Uma das consequências que o derretimento de grandes icebergs pode ocasionar é o aumento do nível dos oceanos, o que pode acarretar outras catástrofes, como fortes chuvas e enchentes ao redor do mundo.

Crédito de imagem: Ian Strachan/Eyos Expedition

O que é um iceberg?

Os icebergs são grandes blocos de gelo que se desprenderam de geleiras (fixas em pontos do oceano) e então vagam pelo mar de acordo com o movimento das correntezas.  

Glossário: 

Efeito estufa: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas é intensificado por gases poluentes, como dióxido de carbono. Ao serem liberados (por transportes ou indústrias, por exemplo), esses gases sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global, responsável, por exemplo, pelo derretimento de geleiras, que faz com que o nível dos mares aumente.


Fontes: BBC, G1, O Globo e Eyos Expedition.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido