Lula em 2017

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, por causa do apartamento triplex no Guarujá (SP).

Apartamento triplex no Guarujá, que seria de Lula

De acordo com a denúncia, a construtora OAS pagou R$ 3,7 milhões em propina a Lula por meio da entrega e reforma do imóvel. Em troca, segundo especialistas, o ex-presidente faria favores para a empresa, o que é considerado ilegal.

O juiz Sérgio Moro

Em um documento de 238 páginas, o juiz responsável pelo caso, Sérgio Moro, apresentou suas conclusões. Veja algumas delas:

– Documentos mostram que a OAS sempre tratou o apartamento como uma unidade reservada, sem nunca colocá-lo à venda.

– Sua esposa, Marisa, que morreu em fevereiro deste ano, visitou o apartamento.

– Os celulares de executivos da OAS mostravam mensagens que falavam sobre o triplex e que faziam referências à Marisa.

A defesa de Lula, no entanto, nega as acusações. Veja os principais argumentos contra a condenação:

– Não há provas concretas de que o ex-presidente é culpado.

– Lula e Marisa estavam interessados em comprar o apartamento, mas acabaram desistindo da compra. Por isso, não há motivos para acusá-lo de ter cometido crime.

– Os executivos da OAS são “criminosos que já confessaram seus crimes” e só estão acusando o ex-presidente para diminuir suas penas.

– O juiz Sérgio Moro não é a pessoa indicada para julgar o caso, pois desde o início deixou claro que não gosta do ex-presidente.

O que acontece agora? 

Lula ainda não vai para a prisão. Em liberdade, ele poderá recorrer da sentença, ou seja, pedir para não ser condenado.

O Tribunal Regional da 4ª Região determinará se será a favor ou contra a decisão de Moro. Caso seja a favor, Lula será preso.

Ele pode ser candidato a presidente de novo?

Sim, os candidatos ao governo têm que ter “ficha limpa”, ou seja, só viram “ficha suja” após a decisão do juiz em segunda instância. Em outras palavras, até a 2a. instância tomar uma decisão Lula pode se candidatar em 2018.

Lula

Eleito duas vezes com mais de 50 milhões de votos, Lula tornou-se o primeiro presidente da República condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro da história do país.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido