Heloísa B., 11 anos, sempre foi fã de salsinha e cebolinha. Na quarentena, com terra e vasos que tinham em casa, ela e a mãe resolveram cultivar esses alimentos. “Gosto porque a cada dia você vê a evolução das plantas. Demora um pouco para crescer, mas você vê que o seu esforço deu frutos. Eu já comi a salsinha que plantei e agora está crescendo mais”, conta Heloísa.

#pracegover: Heloísa veste camiseta preta com o rosto do personagem Mickey. Ela está em pé ao lado da horta e segura, em uma das mãos, embalagem de sementes. Foto: arquivo pessoal

Outro que passou a se dedicar à prática foi Lucas S., de 14 anos. Ele já gostava de plantas, mas entrou de vez nesse mundo durante o isolamento social. “Como agora eu tenho bastante tempo livre, comecei a plantar mais. Já plantei alface, rúcula, tomate, feijão, beterraba e hortelã. Em casa, a gente já comeu algumas coisas”, diz ele, que só dispõe da ajuda do pai às vezes.

#pracegover: Lucas está em sua horta com seu cachorro, que é preto. Ele segura nas mãos pés de hortaliças. Foto: arquivo pessoal

Por que ter uma horta?
No Brasil, 57% da população vive em cidades, segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o biólogo Anderson Santos, da Escola de Botânica (SP), isso faz com que muitas pessoas tenham pouca conexão com a natureza. Cuidar de uma horta ajuda a criar ou retomar essa ligação.

“Você tem que dosar a quantidade de água, o tempo que a planta fica no sol, plantar a semente e esperar sair uma folha… Isso nos coloca no lugar de observadores da natureza. Estudos mostram que quem cuida de hortas é menos ansioso, por exemplo”, explica.

No site do Joca, veja dicas para cultivar uma horta em casa: jornaljoca.com.br.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 154 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • manuella fernanda de lima vieira

    3 anos atrás

    que legal gostei muito vou fazer támbem

  • leticia de lacerda paulo

    3 anos atrás

    q legal !!!!

  • leticia de lacerda paulo

    3 anos atrás

    nossa que legal acho que vou vase tamben !!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido