Ibaneis-Rocha-Jose-Cruz-Agencia-Brasil
Ibaneis Rocha, governador do DF afastado após atos de bolsonaristas radicais em Brasília. Foto: José Cruz/Agência Brasil/reprodução

Na madrugada de 9 de janeiro, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal (DF), por 90 dias. A decisão foi tomada após Moraes julgar que os atos de invasão e ataque ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF por grupos de bolsonaristas radicais, no dia 8 de janeiro, foram facilitados pelo governo do DF. 

O pedido de inquérito contra Ibaneis foi solicitado inicialmente pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pela Advocacia-Geral da União (AGU). O ministro do STF aponta que os ataques só podem ter ocorrido com a conivência (colaboração) do governo do DF, já que foram planejados com antecedência. Além disso, vídeos e imagens gravadas durante a invasão aos prédios do governo federal mostram que as forças de segurança do estado não impediram o avanço dos invasores.

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, declarou Moraes. 

Ibaneis Rocha já havia gravado, ainda no dia 8, um vídeo pedindo desculpas pelo ocorrido ao presidente Lula. O governador chamou os responsáveis pela invasão e depredação de “verdadeiros vândalos e terroristas”. Ibaneis ainda direcionou seu posicionamento e pedido de retratação à Rosa Weber, presidente do STF, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal

“Conversamos de ontem pra hoje por várias vezes e não acreditávamos em momento nenhum que essas manifestações tomariam as proporções que tomaram”, alegou o governador do DF. Abaixo, assista à declaração completa dele.

Antes de se manifestar publicamente, Ibaneis havia anunciado a demissão do secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.

Quem é Ibaneis Rocha?

Eleito governador do DF em 2018 e reeleito em 2022, é publicamente aliado do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Do partido MDB, o político manifestou apoio a Bolsonaro durante todo o mandato do ex-presidente, além da disputa contra Lula nas últimas eleições.

Formado em Direito, Ibaneis conseguiu se eleger em 2018 com discursos que valorizavam a renovação completa da política brasileira. Em 2022, reeleito no primeiro turno, adotou postura mais abrangente em prol “da união do Brasil”.

Quem assume agora?

Com o afastamento de Ibaneis, quem assume é sua vice, Celina Leão (PP). Ela foi deputada federal e secretária de Esportes durante o governo de Ibaneis. Anteriormente, entre 2011 e 2019, tinha sido deputada distrital (o equivalente à deputado estadual, só que no Distrito Federal).

Nas redes sociais, na noite de 8 de janeiro, Celina repudiou os atos dos bolsonaristas radicais. “Democracia não é a invasão e dilapidação do patrimônio público! Inadmissível a invasão aos poderes da República”, declarou.

Glossário 

Advocacia-Geral da União (AGU): instituição responsável pela representação, fiscalização e controle jurídico da União e da República Federativa do Brasil. Uma de suas funções é o controle e proteção de patrimônios públicos.

Anuência: ato de permissão, consentimento.  

Câmara dos Deputados: local em que trabalham os deputados federais, faz parte do Poder Legislativo.

Congresso Nacional: órgão que exerce as funções do Poder Legislativo, elaborando e aprovando leis para administração do país. Abriga o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Fica localizado no Palácio do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Inquérito: investigação para apurar um fato, denúncia ou crime.

Palácio do Planalto: sede do Poder Executivo Federal, local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil.

Senado Federal: onde trabalham os senadores, faz parte do Poder Legislativo.

Supremo Tribunal Federal (STF): última instância do Poder Judiciário brasileiro, é o guardião da Constituição (conjunto de leis de um país). Ou seja, cabe ao STF fiscalizar as ações dos poderes Executivo (como o Presidente da República) e Legislativo (deputados e senadores), garantindo que estes atuem dentro do que diz a Constituição.

Quer saber mais sobre cargos políticos e entender melhor os poderes Executivo e Legislativo? Faça o download gratuito do Manual das Eleições do Joca.

Fontes: BBC, Exame, G1 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido