#pracegover: sobre fundo azul-claro, a imagem mostra um par de chinelos de dedo amarelo. Foto: Getty Image.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou no dia 5 de abril que o Brasil não terá horário de verão entre 2019 e 2020. Segundo o comunicado, a decisão foi tomada levando em conta uma pesquisa do Ministério de Minas e Energia em que 53% dos entrevistados (ou seja, mais da metade das pessoas ouvidas) pediram o fim da alteração no horário, que adianta os relógios em uma hora. Também foi considerado o fato de que o programa já não economiza a mesma quantidade de energia que antigamente.

O relatório do governo apontou a atual rotina dos brasileiros como uma das razões para a economia não ser mais tão eficiente. Fatores como utilização mais frequente do ar-condicionado durante o dia estão entre as mudanças de hábito.

Em comunicado oficial, Otávio Rêgo Barros, porta-voz da Presidência, afirmou que essa não é uma medida permanente e servirá apenas para o período determinado. Para o futuro, serão feitas novas avaliações sobre a necessidade ou não do horário de verão.

História O Brasil adotou pela primeira vez o horário de verão entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932. Depois disso, houve períodos em que a mudança de horário foi suspensa, mas a medida vinha sendo adotada sem interrupções desde 1985.

Notícia publicada originalmente na edição 129 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido