Relógio e cidade à noite. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Relógio e cidade à noite. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O Joca publicou na edição 121 o adiamento do horário de verão para 18 de novembro por causa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação oficial era essa até o fechamento do jornal no dia 15 de outubro. O argumento usado pelo Governo Federal foi de que a necessidade de adiantar os relógios em uma hora poderia confundir os candidatos da prova.

Porém, o governo voltou atrás na decisão. O Palácio do Planalto divulgou, na noite do dia 15 de outubro, que o presidente Michel Temer decidiu manter a data de antes: 4 de novembro. Portanto, a mudança na hora começará nessa data e terminará no dia 17 de fevereiro de 2019.

Um decreto já havia sido publicado pelo presidente fixando o início do horário de verão para o dia 4 de novembro. Segundo a assessoria da presidência, o governo decidiu manter a data para evitar problemas de Justiça que poderiam ser causados pela mudança dessa publicação oficial.

Entenda

Com a alteração, da meia-noite de sábado, 3 de novembro, para o domingo (4), os moradores dos dez estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal deverão adiantar o relógio em uma hora.

É justamente no dia 4 de novembro que acontece a primeira prova do Enem. O segundo exame está marcado para 11 de novembro, quando o horário de verão continuará valendo.

Ainda que nas demais partes do país a hora seja diferente, os portões vão fechar para o início da avaliação na mesma hora em todo o Brasil, seguindo o horário de Brasília: 13h. Quem chegar atrasado, não poderá entrar para fazer a prova.

O horário de verão costuma ter início em outubro. Porém, ainda em 2017, Temer adiou a mudança para novembro por causa das eleições, que acontecem nesse mês.

O horário é adotado nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O objetivo é economizar energia elétrica.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido