Algumas das principais notícias da última quinzena
TEMPESTADE HILARY ATINGE REGIÃO COSTEIRA DA CALIFÓRNIA
Em 19 de agosto, Gavin Newsom, governador da Califórnia, Estados Unidos, declarou estado de emergência à medida que a tempestade tropical Hilary se aproximava da costa do país. Hilary, que se originou próximo ao México e chegou a ser classificada como furacão, provocou fortes chuvas e inundações em Los Angeles, que não enfrentava uma tempestade do gênero há quase 80 anos. O governo dos EUA mobilizou ajuda aos desabrigados.
Fontes: Agência Brasil, Office of Governor, MetSul, NBC e NHC-Noaa.
VULCÃO ETNA ENTRA EM ERUPÇÃO NA ITÁLIA
Localizado na costa leste da Sicília, Itália, o vulcão Etna entrou em erupção em 14 de agosto. Todas as decolagens e aterrissagens de aviões no aeroporto de Catânia foram suspensas momentaneamente por medida de segurança. Isso porque, mesmo quando os voos não passam por cima do vulcão, eles são afetados pela nuvem de cinzas que atrapalha a visão do piloto. Até o fechamento desta edição, a erupção ainda acontecia.
Fontes: Metrópoles e O Globo.
NEYMAR É RECEPCIONADO COM FESTA PELO AL-HILAL
No dia 19 de agosto, o time de futebol Al-Hilal realizou um grande evento no Estádio Rei Fahd, em Riade, capital da Arábia Saudita, para apresentar Neymar como novo reforço da equipe. Mais de 67 mil pessoas estiveram na recepção segurando cartazes com ilustrações do rosto do craque. “Muito feliz por esta recepção, por este novo desafio”, disse Neymar durante a transmissão do evento. “Vamos aproveitar, ser felizes. Farei de tudo por esse clube”, completou. Clique aqui para relembrar a ida de Neymar para o Al-Hilal no portal do Joca.
Fontes: Gazeta Esportiva e GE.
ORCA LOLITA MORRE ANTES DE SER SOLTA AO MAR
A orca Lolita, que ficou em cativeiro por mais de 50 anos em um aquário de Miami, Estados Unidos, morreu, em 18 de agosto, depois de dois dias sendo tratada por uma equipe veterinária. Segundo o Miami Seaquarium, que mantinha o animal, a morte deve ter sido consequência de um problema nos rins. Lolita seria libertada em breve no Oceano Pacífico, depois de uma extensa luta de ativistas. Saiba mais na edição 203.
Fontes: G1 e Miami Seaquarium.
EQUADOR PASSA PELO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES
Depois do assassinato de Fernando Villavicencio, então candidato à presidência do Equador, em 9 de agosto, o país viveu o primeiro turno das eleições. A votação se deu em 20 de agosto, e o resultado levou Luísa González e Daniel Noboa para o segundo turno, previsto para 15 de outubro. Apesar de nenhum incidente sério ter sido registrado, houve forte esquema de segurança, com controle de acesso aos locais de votação feito por policiais e militares. Até o fechamento desta edição, González tinha 33% dos votos apurados e Noboa 24%. O substituto de Villavicencio, Christian Zurita, somava 16%. O candidato morto havia atuado como jornalista, denunciando casos de corrupção no governo e facções criminosas, o que pode ter levado ao ataque. Clique aqui e saiba mais sobre o caso no portal do Joca.
Fontes: CNN Brasil, Estadão, Exame, G1 e O Globo.
GUATEMALA ELEGE NOVO PRESIDENTE
Em 20 de agosto, a população da Guatemala elegeu, em primeiro turno, o candidato Bernardo Arévalo à presidência do país. Sua oponente era Sandra Torres, ex-primeira-dama que já tentou o cargo três vezes. Nas redes sociais, o atual presidente, Alejandro Giammattei, reconheceu o resultado da eleição. “Conversei com Arévalo para parabenizá-lo e convidá-lo a uma reunião (…) no dia seguinte à oficialização dos resultados, para preparar a transição de governo mais organizada e completa que já aconteceu no país”, disse Giammattei, em tradução livre do espanhol.
Fontes: BArevalodeLeon, Folha de S.Paulo, Gobierno de Guatemala e Ministério das Relações Exteriores.
NOVO DINOSSAURO É DESCOBERTO EM DESERTO DA ÍNDIA
A revista científica Scientific Reports divulgou, em 4 de agosto, que um grupo de pesquisadores indianos descobriu uma nova espécie de dinossauro no deserto de Thar, na Índia. Batizado de Tharosaurus indicus, ele pode ter vivido há 167 milhões de anos, o que o torna o dinossauro herbívoro (ou seja, que não se alimenta da carne de outros animais) mais antigo já descoberto.
Fontes: Scientific Reports, Nature e O Globo.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 210 do jornal Joca,
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.