Em El Salvador, só é possível sair de casa duas vezes por semana

#pracegover: dentro de uma loja de produtos de alimentação, mulher, usando máscara e touca tem a temperatura medida por profissional da saúde. Foto: Camilo Freedman/APHOTOGRAFIA/Getty Images

A restrição, em vigor desde 7 de maio, vale até para quem precisa comprar comida e remédios. O controle é feito pelo número do documento das pessoas, por meio de fiscais nas ruas. Também está proibido transitar de um município para outro. Se a curva de contágio estiver controlada, as restrições vão acabar por volta de 22 de maio. Quem descumpre as regras passa por exames médicos.

Fonte: O Globo.

Colômbia prorroga período de quarentena
Iván Duque, presidente colombiano, anunciou que a quarentena vai se estender até, pelo menos, 25 de maio. Antes, o isolamento estava previsto para acabar em 11 de maio. No entanto, alguns setores da indústria já voltaram a trabalhar. Jovens com idade entre 6 e 17 anos podem sair de casa três vezes por semana durante meia hora. Quem tem mais de 70 anos deve permanecer em casa até 31 de maio.

Fonte: UOL.

Santiago tem quarentena mais rígida
Para conter o avanço da doença, que tem mais de mil casos por dia no país, o Chile resolveu, em 6 de maio, tornar a quarentena ainda mais rígida na capital. Mais 12 comunas (menores subdivisões administrativas do Chile, como pequenas cidades dentro de uma cidade) de Santiago entraram em confinamento total, o que significa mais de 7 milhões de pessoas em casa. Outras 14 comunas da capital já estavam em quarentena. Não há prazo para o fim da quarentena.

Fontes: G1 e O Globo.

Paraguai adia volta às aulas
Apesar de já ter entrado em processo de reabertura gradual da quarentena, o Paraguai não vai voltar com as atividades escolares antes de dezembro. A decisão foi divulgada pelo presidente Mario Abdo Benítez, em 24 de abril. Os alunos estão tendo aulas em casa desde 10 de março. Quem não tem acesso à internet precisa buscar lições e material na escola.

Fontes: Agência Brasil e O Globo

Pandemia pode deixar milhões de pessoas pobres
A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um estudo alertando para o impacto financeiro do vírus no mundo. Segundo o artigo, liderado por uma equipe de pesquisadores da faculdade King’s College London, no Reino Unido, e da Australian National University (ANU), na Austrália, a pandemia pode levar até 500 milhões de pessoas à pobreza (por fatores como desemprego). Em países desenvolvidos, por exemplo, a pobreza pode ficar igual ao nível de 30 anos atrás.

Fonte: BBC

#pracegover: símbolo da ONU, em formato arredondado, na cor azul. No centro, vê-se um mapa-múndi. Imagem: reprodução

China registra novos infectados em Wuhan
Dezessete novos casos de covid-19 dentro de 24 horas foram registrados na China em 10 de maio. Destes, cinco aconteceram em Wuhan, local onde o vírus surgiu. Fazia mais de um mês que a cidade não registrava novos infectados. Depois de 76 dias de lockdown (bloqueio total) rígido, Wuhan começou a reabrir em 8 de abril. Especialistas temem uma segunda onda da epidemia por lá.

Fontes: Exame e UOL

Japão aumenta período do estado nacional de emergência
Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês, estendeu o estado nacional de emergência até 31 de maio. A medida permite que o governo tenha mais dinheiro para a saúde e tome decisões mais radicais na luta contra o vírus. Segundo Abe, o número de casos no país não caiu o suficiente para justificar o relaxamento nas medidas de isolamento. O bloqueio vai ficar menos rígido apenas em cidades que tiverem poucos casos.

Fontes: O Globo e Valor.

Casos confirmados no mundo: mais de 4.000.000.
Mortes no mundo: mais de 278.000.
Recupera dos no mundo: mais de 1.428.000 pessoas**.

*Segundo a OMS.
**De acordo com a Universidade Johns Hopkins, dos EUA, que monitora em tempo real a evolução da doença.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 149 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Giro pelo mundo | Covid-19 […]

  • Gabriela Gabriela Pereira de Andrade Nascimento

    3 anos atrás

    Importante matéria, deixando-nos bem informado sobre a pandemia no mundo. ( Gabriela Pereira de Andrade)

  • Gabriela Gabriela Pereira de Andrade Nascimento

    3 anos atrás

    matéria super interessante, deixando-nos bem informados sobre a pandemia. Valeu motiva.! :) ( GABRIELA PEREIRA DE ANDRADE NASCIMENTO)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido