Resultado de imagem para ilhas maurício

Restos de um continente perdido foram descobertos por geólogos do Universidade sul-africana de Witwatersrand, no fundo do Oceano Índico e logo abaixo das Ilhas Maurício, na África.

Witwatersrand University

Os pesquisadores já estudavam o local desde 2013, mas só agora conseguiram confirmar a existência do continente perdido.

Segundo os pesquisadores, esse território começou a ser criado quando houve a quebra do supercontinente Gondwana, que também acabou por formar a África, a América Sul, a Índia, a Austrália e a Antártida, há cerca de 200 milhões de anos.

Resultado de imagem para ilhas maurício mapa

O continente perdido foi achado pelo aparecimento de alguns cristais de zircônio de cerca de 2,5 e 3 bilhões de anos, que foram levados para a superfície junto com a lava vulcânica.

Como as rochas das Ilhas Maurício têm cerca de 9 milhões de anos, os pesquisadores começaram a tentar descobrir de onde teriam vindo aqueles cristais.

Zircônios dessa idade provam que existem cristais muito mais antigos debaixo das ilhas Maurício que só poderiam ter sido originadas de um continente.

Segundo o geólogo, a descoberta do novo continente confirmou que existem outras crostas continentais sob ilhas vulcânicas pelo mundo.