No dia 30 de outubro, uma erupção de um vulcão localizado no mar do Japão causou o surgimento de uma nova ilha. Ela fica na região do arquipélago de Ogasawara, a cerca de mil quilômetros de Tóquio, capital japonesa. O vulcão estava em atividade desde 2022, e o magma que saía do interior estava se acumulando na região até o momento que ficou visível na superfície.

Moradores locais relataram ter ouvido uma explosão, acompanhada de uma grande nuvem cinzenta. Desde outubro, a Agência Meteorológica do Japão emite alertas após identificar tremores no território. Na região está localizada a ilha de Iwo Jima, que foi palco de um confronto na Segunda Guerra Mundial. Essa foi a primeira batalha da guerra em território japonês e matou cerca de 29 mil soldados, entre japoneses e norte-americanos.

#pracegover: imagem aérea de uma espécie de explosão no meio do oceano, com muita fumaça. É o vulcão no mar do Japão que provocou o surgimento de uma ilha no arquipélago de Ogasawara. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

A nova ilha, ainda sem denominação, tem cerca de 20 metros de altura acima do mar e 100 metros de diâmetro. Contudo, para especialistas, ela pode ser temporária, já que é composta por uma formação “quebradiça”, que pode ser desgastada com a força das ondas.

Essa não é a primeira vez que pesquisadores registram a formação de novas ilhas em consequência de vulcões submarinos. Casos parecidos aconteceram também em países como Tonga, na Oceania, e Paquistão, na Ásia. Mesmo o Japão já registrou a formação de ilhas a partir de vulcões. O país asiático é um dos que mais detêm vulcões em atividade no mundo: em todo o planeta são cerca de 1.500; no Japão são 111 vulcões ativos, incluindo os submarinos.

Glossário
Arquipélago:
conjunto de ilhas.

Magma: material presente abaixo da superfície da Terra.

FONTES: ESTADÃO, AP, O GLOBO E CNN BRASIL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido