O gel pode ser espalhado nas florestas através de aviões e equipamentos de agricultura. Foto: YouTube/ Reprodução.
O gel pode ser espalhado nas florestas através de aviões e equipamentos de agricultura. Foto: YouTube/ Reprodução.
O gel pode ser espalhado nas florestas por aviões e equipamentos de agricultura. Foto: YouTube/Reprodução

Cientistas da Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, desenvolveram um gel que protege as árvores de incêndios florestais. Feito de elementos extraídos das próprias plantas, como partículas de sílica (um composto químico), o produto é aplicado nas árvores para evitar que a vegetação pegue fogo. A descoberta foi apresentada em um estudo publicado no dia 30 de setembro.

O composto é biodegradável, ou seja, é absorvido pela natureza sem causar danos ao ambiente. Aviões e equipamentos de agricultura podem ser usados para espalhá-lo pelas florestas. Em testes realizados pelos pesquisadores, um litro do fluído despejado por metro quadrado de terra foi capaz de evitar que as chamas se espalhassem.

Os pesquisadores afirmam que os produtos usados atualmente para proteger as árvores duram poucas horas, por isso, são aplicados apenas quando o fogo já começou. Já o novo gel pode ter ação preventiva, porque permanece nas plantas durante meses — mesmo com ventanias e chuvas.

Segundo o estudo, nos Estados Unidos, a maior parte das queimadas ocorre por ação humana. Além de provocar estragos ao meio ambiente e às pessoas que moram perto, os incêndios causam prejuízo ao governo norte-americano — em 2018, por exemplo, foram gastos 3 bilhões de dólares (cerca de 15 bilhões de reais) para combater o fogo no país. “Ao impedir que os incêndios comecem, podemos agir de forma mais eficiente e gastando menos do que com os métodos atuais”, diz a pesquisa.

Fontes: The Independent, Pnas e Universidade Stanford.

Enquete

Qual é o acontecimento mais esperado de 2020?

Comentários (6)

  • ABPV Consultoria e Serviços

    1 mês atrás

    FOI IMPORTANTE A CRIAÇÃO DESTE GEL POIS, ELE VAI AJUDAR A PREVINIR AS QUEIMADAS NAS FLORESTAS. SERÁ QUE PODERIAM TRAZER PARA O BRASIL? (LETÍCIA L. W. 10 ANOS - CURITIBA PR )

  • dms67

    1 mês atrás

    Seu artigo deixou me pensar em como as arvores estao sendo destruidos por causa dos fogos. Eu gostaria de entender porque agora eu sei que eu posso fazer coisas para melhorar o meio ambiente. Isso esta importante porque nos precisamos ajudar o meio ambiente.

  • dms66

    1 mês atrás

    Este artigo e muito interesante. Tambem vai ajudar muito com as florestas e os animais que vivem la. Vai ajudar com o global warming. Este artigo foi muito bom para o ambiente.

  • dms62

    1 mês atrás

    Eh tao legal que acharam essa gel para ajudar com os fogos. Isso me fez pensar sobre os fogos que estao acontecendo no mundo. Talves isso vai ajuda diminuir os fogos que acontece no mundo. Eu gostaria de saber como os cientisas acharam essa formula! Obrigada por o artigo.

  • dms52

    1 mês atrás

    Isso me fez pensar em quantos fogos existem no mundo. Isso eh impotante porque tem muitos fogo no mundo.

  • dms43

    1 mês atrás

    Isso me pensar em vo acaba muitos fogo. Eu gostaria de entender porque vi proteger pessoas.

Compartilhar por email