Área atingida pelo fogo equivale a mais de mil campos de futebol
No dia 8 de janeiro, um incêndio florestal que surgiu de focos diferentes de fogo atingiu a cidade de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos (EUA). Ao todo, 130 mil habitantes tiveram de deixar suas casas. O primeiro ponto de fogo começou em Pacific Palisades, uma região nobre localizada entre Santa Monica e Malibu, e rapidamente se espalhou por uma área de 1.200 hectares (1 hectare equivale a aproximadamente à área de um campo de futebol).
Focos de incêndios são locais em que o fogo surge inicialmente antes de se espalhar.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência e pediu que a população impactada deixasse a região, o que causou um grande engarrafamento em rodovias de Los Angeles. De acordo com autoridades, mais de 1,4 mil bombeiros foram mobilizados para conter as chamas, que já deixaram 5 vítimas, vários feridos e um rastro de destruição.
O incêndio florestal veio acompanhado de rajadas de vento que passaram de 140 km/h (quilômetros por hora), cenário influenciado pelo clima de tempo seco e pelos “Ventos de Santa Ana”, fenômeno meteorológico que acontece ao sul da Califórnia em razão da diferença da pressão atmosférica (força exercida pelo ar acima de nós, na atmosfera terrestre) entre o deserto e a costa do estado — essa separação impulsiona a força e temperatura do vento da região.
Dessa forma, quando o fogo surge em áreas florestais (que são propícias para queimadas pela presença de materiais secos e densos), o incêndio se espalha com muito mais rapidez com as rajadas de vento. Segundo especialistas, condições extremas causadas pelas mudanças climáticas também agravam o quadro.
Além de Pacific Palisades, outros focos do incêndio surgiram em Eaton Canyon e perto do Vale São Fernando. O serviço de bombeiros do estado está atuando no resgate de moradores, que enfrentam dificuldades de locomoção para deixar sua residência.
Beverly Hills, Hollywood Hills e Malibu também estão sob estado de alerta, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos; escolas públicas em Santa Monica, Malibu e Pasadena foram fechadas no dia 8 e, apenas em Los Angeles, mais de 200 mil pessoas ficaram sem acesso à energia elétrica.
“Vi o impacto desses ventos turbulentos e das brasas, bem como o número de estruturas destruídas. Não são poucas, muitas foram devastadas”, declarou em entrevista coletiva Gavin Newson, governador da Califórnia, após sobrevoar a área do incêndio.
Glossário:
Atmosfera terrestre: camada de gases que envolve a Terra.
Fontes: Fire Department of Los Angeles, G1, CNN e O Globo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.