Max Woosey, de 11 anos, inventou um jeito bem diferente de arrecadar dinheiro para ajudar um hospital de Devon, condado da Inglaterra em que ele vive. O jovem acampou em uma barraca montada no jardim de casa durante um ano em memória ao amigo e vizinho Rick, que morreu de câncer, em fevereiro de 2019, aos 74 anos. Max criou uma campanha de doações a partir disso.

“Estou arrecadando dinheiro para o North Devon Hospice porque eles cuidaram de nosso amigo e permitiram que ele fizesse sua passagem em casa, perto dos amigos, realizando seu último desejo”, escreveu Max no site da campanha. “Infelizmente, o hospital perdeu a maior parte dos fundos que recebia por causa da covid-19 e está sem dinheiro para continuar realizando seu trabalho.”

A aventura começou em 29 de março de 2020 e acaba de completar um ano. A meta de Max era arrecadar 100 mil libras esterlinas (aproximadamente, 780 mil reais), mas ele acabou conseguindo cinco vezes mais: 518 mil libras esterlinas (mais de 4 milhões de reais). No último dia, Max incentivou outras crianças a participar do desafio e dormir em barracas. Cerca de mil jovens de todo o mundo se uniram à ação.

#pracegover: Max usando bermuda, moletom e touca azul, sentado descalço em grama em frente à barraca. Foto: arquivo pessoal

Até o fechamento desta edição, mais de 28 mil pessoas tinham feito doações. A campanha continua aberta e, na última postagem, Max aparece dormindo na barraca no 366° dia. Na foto, ele está deitado com as histórias em quadrinhos que adora ler enquanto acampa e diz que ainda não está preparado para voltar a dormir dentro de casa.

Origem da ideia
Mas de onde surgiu a ideia de acampar para a arrecadação? Max explica: “Meu amigo Rick me deu a barraca dele antes de morrer e me fez prometer que eu teria uma aventura com ela. Então, é isso que estou fazendo”. O garoto dormiu na barraca durante todas as noites por um ano — mesmo no Natal, no aniversário e em dias de chuva.

Por causa das fortes tempestades de inverno, ele teve que trocar de barraca sete vezes ao longo do desafio. Max confessou que, em algumas noites chuvosas, chorou até dormir depois de perceber que todas as coisas na barraca estavam molhadas. Apesar disso, ele não demorava muito para recuperar o ânimo e seguir a promessa até o fim.

Fontes: BBC, Mirror e The Times.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 168 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Professores 4 Ano

    2 anos atrás

    Vamos ajudar a quem precisa?

  • Professores 4 Ano

    2 anos atrás

    Linda iniciativa!!!

  • Daniel Menezes

    2 anos atrás

    MDS q daora

  • mercela

    2 anos atrás

    nossa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido