O garimpo ilegal destruiu 200 hectares (área equivalente a 200 campos de futebol) da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, entre janeiro e março de 2021. O dado foi divulgado no dia 25 de maio, em um relatório encomendado pela Hutukara Associação Yanomami.

manifestação contra garimpo ilegal
Manifestação no Congresso Nacional, no fim de 2020, contra o garimpo ilegal. #pracegover: projeções contra o garimpo ilegal na fachada do Congresso Nacional. Crédito de imagem: Roque de Sá/Agência Senado

Para chegar ao número, pesquisadores analisaram imagens de satélites e, no início de abril, sobrevoaram duas vezes a terra indígena. Durante os voos, fizeram vídeos e fotografias das áreas onde ocorreu mineração fora da lei. Nos registros, é possível ver os canteiros de exploração, além de acampamentos usados pelos garimpeiros.

Segundo o estudo, ao todo, o garimpo ilegal já teria provocado a destruição de 2.430 hectares da terra indígena. Para impedir a invasão e devastação do território, o relatório sugere que os governantes invistam em mais fiscalização dessa atividade.

Ao Joca, a Fundação Nacional Do Índio (Funai), entidade do governo, disse que não comenta dados extraoficiais (que não vieram de autoridades oficiais, caso dessa pesquisa). O órgão disse ter duas bases na Terra Indígena Yanomami, onde faz ações para combater crimes ambientais e a entrada de não indígenas nas aldeias.

4 perguntas e respostas sobre o tema

O que é o garimpo?
É a prática de retirar metais e pedras preciosas da natureza. Atualmente, no Brasil, a extração desses recursos ocorre principalmente na Região Norte, onde há grandes jazidas (locais em que minerais são encontrados).

Todo garimpo é ilegal?
Não. Porém, para estar dentro da lei, o garimpeiro tem que seguir uma série de regras, como só atuar em locais permitidos e recuperar esses espaços depois. Não há autorização para realizar garimpo na Terra Indígena Yanomami.

Quais são as consequências do garimpo ilegal?
As técnicas usadas no garimpo podem trazer diversos prejuízos para o ambiente e a saúde humana. Um dos principais problemas é o uso do mercúrio, que purifica o ouro encontrado. Essa substância pode contaminar água, solo e ar, afetando a saúde de animais, plantas e indígenas da região. Além disso, os garimpeiros ilegais são acusados de entrar em confronto com os povos que vivem na terra e levar doenças para eles, como a covid-19.

O que é a Terra Indígena Yanomami?
Localizada na Floresta Amazônica, situada entre o Brasil e a Venezuela, é a maior terra indígena do país, com 192 mil km² (tamanho similar ao território da Síria). Estima-se que 35 mil indígenas vivam ali.

Fontes: Amazônia Real, Ambiente Brasil, CNN Brasil, Hutukara Associação Yanomami, Imazon, Instituto Socioambiental, Jornal da USP, G1, Presidência da República e Senado Federal.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 172 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido