Imagem: fotospublicas.com

Para diminuir o número de novos casos de infecção pelo novo coronavírus no estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou, no dia 11 de março, novas medidas para aumentar o distanciamento social e impedir a circulação do vírus. A fase emergencial começa no dia 15 e vai até o dia 30 do mesmo mês.

Imagem: Reprodução/Governo de SP

Ficará proibido frequentar praias e parques em todo o estado, além de realizar campeonatos esportivos profissionais e atividades religiosas presenciais (as igrejas permanecem abertas e podem realizar cultos e missas por lives). Todas as empresas que realizam atividades administrativas não essenciais devem manter os funcionários no modelo home office, de trabalho em casa.

O recesso escolar de abril e outubro foi antecipado para 15 a 28 de março. As escolas estaduais ficarão abertas somente para distribuir merenda e chips (para acesso à internet) aos alunos.

Imagem: reprodução/governo de SP

As polícias civil e militar farão fiscalização nas ruas e abordarão quem estiver fora de casa durante o toque de recolher, que vai das 20h às 5h. Não haverá multa, mas a pessoa vai precisar explicar o que está fazendo na rua naquele horário.

As novas medidas visam evitar o colapso do sistema de saúde, que é quando há tantas pessoas internadas que fica impossível atender a todas. Segundo o governo de São Paulo, 53 municípios do estado estão com os leitos das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) lotados.

Lockdown no Ceará
Entre os dias 13 e 21 de março, todo o estado do Ceará estará em uma fase de medidas mais restritivas para conter a pandemia – antes, medidas do tipo estavam restritas à capital, Fortaleza, e a algumas outras cidades a partir de decisões dos governos municipais. Apenas serviços considerados essenciais, como supermercados, estabelecimentos médicos e postos de combustível, poderão permanecer abertos.

“Mesmo abrindo novos leitos, nós decidimos decretar o isolamento social rígido em todo o estado. Já há pessoas esperando, na fila, por um leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermaria, apesar de todo o esforço que estamos fazendo. É duro tomar essa decisão, mas é necessário”, disse Camilo Santana (PT), governador do Ceará.

Fonte: Estadão, Agência Brasil, Diário do Nordeste, Folha de S.Paulo, G1 e O Povo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • juliarozzinotoledo

    3 anos atrás

    Nossa, as pessoas tem que aprender a ficar em casa. Nessa pandemia está tendo até balada! Se as pessoas não se cuidarem, daqui a pouco o Brasil inteiro vai estar na faze roxa, daí depois elas vem falando que não sabem pq fechou tudo.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido