Um dos maiores e mais consolidados projetos que promove a educação midiática nas escolas é o Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, idealizado por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo.

Atualmente, a iniciativa abrange desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos, envolvendo cerca de 7 mil estudantes, em mais de 350 unidades da rede municipal de ensino na capital paulista. Os participantes realizam diversas atividades, como produção de jornal, programas de rádio e TV, blog, postagens em redes sociais e fotografia, cobrindo atrações como Bienal do Livro, Campus Party e Brasil Game Show, além de eventos da SME. Em setembro deste ano, representantes do Imprensa Jovem tiveram a oportunidade de viajar para outro país para realizar uma cobertura jornalística. Eles estiveram em Nova York, para cobrir o Summit of the Future Action Days, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nós participamos do evento focado na inclusão de jovens da América Latina na Cúpula do Futuro”, contou Vitória C., de 14 anos, da Emef Paulo Duarte, de São Paulo (SP). “Fizemos a cobertura jornalística e também tivemos momentos de fala”, completou. Pedro M., de 15 anos, da mesma escola, explicou como a dinâmica funcionava: “Sempre escrevíamos o que íamos expor antes. Depois, traduzíamos para inglês ou espanhol, que eram as línguas mais faladas naquele local”.

O Imprensa Jovem também faz parte do Kids 20, grupo de estudantes de escolas públicas brasileiras que realizam a cobertura jornalística de eventos do G20 que acontecem no Brasil e em outros países (leia mais sobre o Kids 20 no quadro).

#pracegover: alunas da Emef M’Boi Mirim II na China para cobrir evento do G20. Elas estão em pé, vestindo roupa toda preta, paradas diante de uma parede com uma ilustração colorida. Crédito de imagem: SEDUC ALAGOAS/ALEXANDRE TEIXEIRA E DIVULGAÇÃO SME DE SÃO PAULO

“Para celebrar os 50 anos da relação do Brasil com a China, o G20 nos convidou a enviar uma comitiva de três jovens de locais diferentes para conhecer o país e participar de encontros”, disse Lima. “Eles foram acompanhados pela TV estatal chinesa.”

“Foi uma experiência enriquecedora e desafiadora”, contou Isabella L., de 15 anos, estudante da Emef M’Boi Mirim II, de São Paulo (SP). “Fizemos entrevistas, observamos os costumes e registramos cada momento. Foi uma responsabilidade representar o nosso país e a nossa escola”, disse Ana Clara D., de 15 anos, da mesma unidade de ensino. A viagem foi em julho de 2024.

#pracegover: alunos da Emef Paulo Duarte em cobertura de missão da ONU em Nova York. São duas meninas e um menino, e eles estão sentados. Crédito de imagem: SEDUC ALAGOAS/ALEXANDRE TEIXEIRA E DIVULGAÇÃO SME DE SÃO PAULO

O QUE É O KIDS 20 

A importância de jovens realizando as próprias coberturas jornalísticas e participando ativamente de eventos relevantes é reconhecida pelo G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo. Por isso foi criado o Kids 20, projeto que envolve crianças da rede pública de ensino de todo o Brasil, permitindo que atuem como repórteres mirins. 

O Kids 20 é desenvolvido em parceria com prefeituras e governos estaduais, que implantam programas que utilizam a comunicação e diversas mídias, como jornal, rádio e internet, para promover a aprendizagem. 

FONTES: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, AGÊNCIA BRASIL, LUNETAS, CONGRESSO NACIONAL, FOLHA DE S.PAULO, CNN, JORNAL DA USP E NÚCLEO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 233 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido