Livros vencedores do Prêmio Jabuti 2019 nas categorias literatura infantil e juvenil. Arte: Ana Beatriz Pádua
Livros vencedores do Prêmio Jabuti 2019 nas categorias literatura infantil e juvenil. Arte: Ana Beatriz Pádua

Você sabe o que é o Prêmio Jabuti? É o principal prêmio de literatura no Brasil. Sua história começa décadas atrás: a primeira premiação aconteceu em 1959. Desde então, autores e editoras que publicam livros inscrevem seus trabalhos para concorrer ao prêmio. Atualmente, existem 19 categorias – entre elas, as de literatura infantil e juvenil.

Em 2019, houve mais de 2 mil inscrições no Prêmio Jabuti. E os vencedores foram divulgados em 28 de novembro. Confira os campeões em livro infantil e livro juvenil:

Livro infantil
A Avó Amarela (Júlia Medeiros, Elisa Carareto – Ôzé Editora)
A obra faz todo neto ou neta viajar pelas melhores lembranças que tem de suas avós, cheias de doçuras de todos os tipos. No lançamento, em novembro de 2018, A Avó Amarela se autodeclarou um livro escrito para pessoas de todas as idades, de netos a avós. Que tal convidar os seus para essa leitura?

Livro-A-Avo-Amarela-Premio-Jabuti-2019
Livro vencedor do Prêmio Jabuti 2019 na categoria literatura infantil

Livro juvenil
Histórias Guardadas Pelo Rio (Lúcia Hiratsuka – Edições SM)
O que você pode pescar em um rio? Peixes? Talvez o lixo que algum humano jogou nas águas? Em Histórias Guardadas Pelo Rio, o que o personagem Pedro tenta pescar, sem conseguir, são histórias. Na cidade onde ele vive isso é bastante comum: pescadores e moradores pegam as histórias das águas para negociá-las, dar de presente, colecionar… Pedro precisará descobrir qual é o segredo para fazer a mesma coisa.

Livro-Historias-Guardadas-Pelo-Rio-Premio-Jabuti-2019
Livro vencedor do Prêmio Jabuti 2019 na categoria literatura juvenil

Mas por que “Jabuti”?
A escolha do animal para dar nome ao prêmio tem a ver com o momento que o Brasil vivia no período de sua criação. Naquela época, o “Jabuti” já tinha se tornado personagem de livro de um dos autores mais conhecidos de nosso país: o animal aparece na obra de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, que viveu entre 1882 e 1948.

Nas histórias de Lobato, o jabuti é retratado como um bicho esperto e cheio de ideias para vencer os obstáculos que vão surgindo. Assim, foi escolhido como símbolo do maior prêmio da literatura em nosso país.

 

Quer saber mais sobre a obra de Monteiro Lobato? Clique aqui.

E sobre o Prêmio Jabuti de 2018? Basta clicar aqui.

E boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido