Dicas de Livros do Joca: A cor de Coraline e o Brasil dos Dinossauros. Arte:
Dicas de Livros do Joca: A cor de Coraline e o Brasil dos Dinossauros. Arte:

por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Olá, leitores!

A partir de hoje, a última sexta-feira do mês traz uma novidade para quem acompanha o site do Joca: dicas de livros!

Apesar de eu não ter mais idade de criança, sigo adorando literatura infantojuvenil. Por isso, quero usar esse espaço para dividir com vocês tudo o que leio: de lançamentos a livros que, apesar de não serem mais tão novos, estão entre os meus preferidos.

Para começar, vou falar sobre duas obras entre as finalistas do Prêmio Jabuti (o principal de literatura no Brasil) deste ano na categoria Infantil e Juvenil: O Brasil dos Dinossauros, que saiu vencedor na disputa, e A Cor de Coraline.

O Brasil dos Dinossauros (Editora Marte Cultura e Educação) foi feito pelo paleontólogo Luiz Eduardo Anelli e pelo paleoartista Rodolfo Nogueira. O livro impressiona logo de cara: pesa mais de 2 quilos e está cheio de ilustrações incríveis. Tudo para contar, como o nome diz, a história dos dinossauros que habitaram o território onde hoje fica o Brasil, milhões de anos atrás.

E sabia que o Joca já entrevistou o Luiz Eduardo Anelli? Clique aqui para conferir o bate-papo.

A Cor de Coraline (Editora Rocco), do escritor e ilustrador Alexandre Rampazo, também esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2018. E é um dos livros infantojuvenis que mais gosto dentre os que foram lançados recentemente.

Tudo começa quando um amigo de escola pede a Coraline um lápis cor de pele emprestado. É então que a garota se põe a pensar: um único lápis pode traduzir todas as cores de pele de todas as pessoas do mundo?

As ilustrações fazem o leitor embarcar com a garota em pensamentos que vão do real ao imaginário. Afinal, se estivéssemos em Marte e os marcianos fossem realmente verdes, como dizem por aí, o lápis cor de pele teria que ser o verde, não é?

E aí, a sua cor de pele pode ser definida por um só lápis dentro de uma caixa com poucas opções? Acho que não, né?

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido