Funcionários da Cruz Vermelha ao lado das doações arrecadadas.
Funcionários da Cruz Vermelha ao lado das doações arrecadadas.

Mais de cinco toneladas de doações já foram arrecadadas para as vítimas do edifício que desabou no centro da cidade de São Paulo no dia 1º de maio.

Segundo a Cruz Vermelha (organização que ajuda vítimas de situações extremas), os itens, que incluem roupas, produtos de higiene, alimentos e água, já são suficientes para atender todas as famílias que moravam no local.

Na madrugada da última terça-feira, um incêndio no quinto andar do Edifício Wilton Paes de Almeida fez com que toda a construção desabasse.

De acordo com a Prefeitura, das 372 pessoas que moravam no local, 320 foram cadastradas como desabrigadas. Ao todo, 44 ainda não foram localizadas – para as autoridades, na hora da tragédia, elas podiam estar tanto no prédio como fora dele.

Agora, mais de 100 homens do Corpo de Bombeiros estão no local tentando achar possíveis vítimas. Os desabrigados, por sua vez, estão morando nas ruas ou foram encaminhados para abrigos da prefeitura.

O Edifício Wilton Paes de Almeida tinha 24 andares e ficava no centro da cidade de São Paulo.

Ainda não se sabe quais foram as causas do incêndio, mas os bombeiros trabalham com três possibilidades: vazamento de gás, curto circuito ou incêndio criminoso (quando alguém ateia fogo de propósito).

De acordo com as autoridades, o prédio, que tinha 24 andares, já havia passado por uma análise, que mostrou sérios problemas em sua estrutura.

Quem eram os moradores do Edifício Wilton Paes de Almeida?

O prédio que desabou pertencia ao Governo Federal e, na década de 1980, era a sede da Polícia Federal. Há 17 anos, ele estava abandonado e já foi ocupado irregularmente por vários grupos.

Os atuais moradores eram chamados de ocupantes, nome dado a pessoas que moram em um local mesmo sem ter a documentação adequada. Ao todo, no centro de São Paulo, há 70 prédios abandonados que são ocupados irregularmente.

O que dizem as pessoas que são a favor das ocupações?

Prédio ocupado no centro de São Paulo.

Esse grupo diz que os cidadãos têm o direito de ocupar esses locais, pois, no Brasil, não há moradia suficiente para todos e esses prédios representam a única alternativa para os mais pobres.

De acordo com os defensores dos ocupantes, a culpa pelo desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida é do governo, que não dá moradia suficientes para todos.

O que dizem as pessoas que são contra as ocupações?

O governador de São Paulo, Márcio França.

O governador de São Paulo, Márcio França, é contrário às ocupações e disse ao portal G1 que ser  ocupante é “procurar encrenca”, referindo-se às condições ruins de moradia nesses locais.

Como saída, França sugere que os moradores procurem programas de moradia da Prefeitura ou do Governo, que, segundo ele, oferecem ambientes mais dignos aos moradores.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Gabriel Fonseca de Carvalho

    5 anos atrás

    Eu moro perto desse prédio e conhecia as pessoas que moravam lá porque todos os dias passo em frente pra ir pra escola. Tinha muitas crianças e também pessoas idosas e famílias muito pobres que não conseguem pagar nada mesmo se for bem barato. Eu e a minha família precisamos sair correndo na noite do incêndio e fiquei muito assustado com isso mas não perdi a minha casa. Agora vejo essas crianças bem na minha frente passando frio e sem ir na escola e sem tomar banho e queria fazer alguma coisa pra mudar essa maldade. Acho que o prefeito tem que fazer o trabalho dele e ajudar todo mundo e ver também quem pode ajudar e não é do governo porque tem muita gente na rua.

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Obrigada por compartilhar sua história conosco, Gabriel. A situação é realmente muito triste. Também torcemos para que essas famílias recebam toda a ajuda que precisam.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido