interna_coluna-literatura-livro-moda
Imagem: divulgação. Arte: jornal Joca

Você já parou para pensar sobre por que, ao redor do mundo, as pessoas se vestem de maneiras tão diferentes? Por exemplo: por que as muçulmanas usam véu? Por que os japoneses têm a tradição dos quimonos? Será que bota e chapéu sempre fizeram parte do dia a dia dos caubóis norte-americanos?

Respostas para questões como essas e outras diversas curiosidades estão no livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda, escrito por Gabriela Rossi, advogada e colunista do portal do Joca, e Joanna Cataldo, jornalista e repórter do Joca, com colaboração de Helena Rinaldi, também jornalista e repórter do jornal.

capa_moda_mockup
Imagem: divulgação

A obra é uma publicação da editora Magia de Ler (a mesma do Joca) e traz, para crianças e adolescentes, diversas informações sobre a vestimenta dos mais variados países. O pano de fundo para cada tema são momentos da história mundial, como a época em que Brasil era uma colônia de Portugal.

“Desde sempre as pessoas fazem do guarda-roupa uma ferramenta para expressar suas tradições, etnias, crenças e influências”, conta Gabriela. Isso vale para as roupas que cada pessoa tem em casa e para os itens que parecem totalmente inacessível para nós. “O livro mostra, por exemplo, por que a rainha do Reino Unido usa coroa. Para entender por que ela utiliza esse acessório até hoje, é preciso estudar os acontecimentos do passado que levaram à adoção dessa prática”, explica.

Fica aqui, então, o convite para essa leitura que, além de ser divertida, ajudará você a entender melhor a origem de algumas das peças que fazem parte do seu próprio guarda-roupa – não perca, por exemplo, a história do jeans!

Boa leitura!

O livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda está disponível na loja do Joca: lojadojoca.lojavirtualnuvem.com.br.

Quer saber mais sobre moda? Acompanhe a “Coluna Fashion”, aqui no portal do Joca. Confira alguns dos últimos textos abaixo:

A moda no filme Encanto, da Disney

Como surgiram as máscaras de Carnaval?

Moda com POP-ITs

Moda espacial

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido