Se existiu uma coisa em comum entre a maioria das pessoas em 2020 é que ficamos muito mais tempo dentro de casa. Quando não saímos pela porta para enxergar o mundo, o que nos resta para ver o lado de fora – além das possibilidades tecnológicas – são as janelas do nosso lar.

O que você vê pelas janelas da sua casa? A rua? A casa do vizinho? Natureza? Pessoas de todos os jeitos? No livro Da Minha Janela (Companhia das Letrinhas), o autor Otávio Júnior convida o leitor a pensar sobre tudo isso. E ir além, afinal, “nenhuma janela do mundo tem a mesma paisagem”, como ele mesmo diz.

Da-Minha-Janela-livro
As ilustrações são da argentina Vanina Starkoff. Imagem: divulgação

Conforme você vai virando as páginas de Da Minha Janela, surgem os cenários mais variados. Tem céu estrelado, pessoas, sons que podem ser tristes, jogo de futebol, o nascer do sol… Otávio Júnior retrata, a partir da visão de uma janela, os cenários de uma favela.

Neste ano de pandemia, vimos as desigualdades no Brasil aparecerem de forma ainda mais intensa. Muitas pessoas ficaram sem trabalho, diversos estudantes não conseguiram acompanhar as aulas on-line porque não têm acesso à internet ou computador, tablet, celular disponível em casa… Entre muitos outros casos.

Foi por isso que decidir indicar, agora em dezembro, a leitura de Da Minha Janela. “Vivo para contar histórias, sobretudo da favela, que é um mundo dentro de algumas cidades (…). Fui salvo por um livro, pois acredito na força desse objeto mágico – e quero que a favela esteja imortalizada dentro dele”, escreve Otávio Júnior na descrição que faz de si mesmo na obra.

home_da minha janela
O que você por sua janela? Imagem: divulgação e Getty Images

Desejo, neste fim de ano, que nossos olhares fiquem mais aguçados para as tantas e tantas janelas ao nosso redor. E que a mágica dos livros possa entrar em cada uma delas. Quem sabe você, leitor desta página, consiga ajudar nisso. Que tal, na virada para 2021, doar alguns livros que você tem em casa para pessoas que não podem comprá-los? O poder da história que vive nas estantes da sua casa pode entrar pela janela – e pela vida – de outras crianças e adolescentes.

Ah, e antes que eu me esqueça: Da Minha Janela foi o livro vencedor na categoria infantil do Prêmio Jabuti 2020, o mais importante da literatura brasileira.

Que venham muitas histórias para ler e dividir no seu 2021!

Feliz Ano-novo!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido