Abraço simbólico em comemorar o Dia Mundial do Rim. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

No Brasil, 20 milhões de pessoas têm algum tipo de doença renal (dos rins) e mais de 100 mil já passaram por transplante renal ou hemodiálise.

Porém, apenas 10 % dos pacientes que estão na lista de espera conseguem fazer um transplante, ou seja, substituem seu rim doente por um saudável, doado. Isso acontece porque ainda faltam muitos doadores.

rim

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

TRATAMENTO

Quando os rins deixam de funcionar, a hemodiálise é o tratamento. Esse método usa uma máquina para remover as toxinas e o excesso de água do rim.

A hemodiálise é feita em clínicas e hospitais e é quando o paciente tem que filtrar seu sangue em uma máquina, por meio de um rim artificial.

PROTESTOS

Em Brasília (DF) manifestantes fizeram um abraço simbólico para comemorar o Dia Mundial do Rim, onde manifestação contra situação dos pacientes realizando hemodiálise foi o tema principal.

Muitos pacientes não conseguem vagas em hospitais públicos para tratar o rim, fazem hemodiálise.

 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
SAIBA MAIS:

  • A doença renal crônica (DRC) em crianças traz consequências devastadoras para o crescimento, desenvolvimento cerebral e expectativa de vida ao nascer;
  • O tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil, caro e trabalhoso;
  • O diagnóstico da DRC em crianças no Brasil na maioria das vezes é tardio e incompleto; VÁ SEMPRE AO MÉDICO, FAÇA CHECK UPS!
  • BEBA MUITA ÁGUA

Links úteis:

  1. sbn.org.br
  2. worldkidneyday.org
  3. ifkf.org
  4. theisn.org
  5. kidney.org
MATÉRIA EM HOMENAGEM À CRIS TADDEO, UMA GRANDE GUERREIRA QUE FEZ HEMODIÁLISE, TRANSPLANTE DE RIM E HOJE AJUDA PESSOAS QUE VIVEM NESSAS CONDIÇÕES.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido