Lixo Dia Mundial da Limpeza
Mutirão de limpeza no Zimbábue
Mutirão de limpeza no Zimbábue. Foto: World Cleanup Day

Mais de 10 milhões de voluntários participaram do Dial Mundial da Limpeza, de acordo com dados dos organizadores. A campanha, realizada em 21 de setembro, tinha como objetivo incentivar pessoas a recolher o lixo descartado em espaços públicos, como praças, praias e ruas. Cerca de 160 países tiveram mutirões de limpeza na data.

No Brasil, ações de limpeza aconteceram em cerca de 1.200 cidades de todo o país, reunindo em torno de 300 mil voluntários. “É uma ação em que as pessoas saem às ruas para cuidar um pouco da cidade e lembrar que nós temos que parar de sujá-las”, diz Edillaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil, que organiza o Dia da Limpeza no país. “Temos que pensar: qual é o impacto disso para o meio? E como nós conseguimos mudar esse impacto? Se cada um pegar o seu resíduo e descartar no lixo, nós já conseguimos ajudar o meio ambiente.”

Para participar de um dos mutirões, os interessados tinham que entrar no site do Dia Mundial da Limpeza e procurar pela ação que aconteceria mais perto de sua casa – ou que ocorresse em locais que fossem mais convenientes para o participante.

Em cada mutirão, havia um líder, que era o responsável por mapear a área que seria limpa e por levar sacos e luvas para serem usados pelos participantes. Os voluntários também podiam levar seus próprios materiais de limpeza.

Uma vez recolhidos, os resíduos eram conduzidos a pontos adequados de coleta, como cooperativas de reciclagem.

Participantes do Dia Mundial da Limpeza

Os irmãos Gabriel e Matheus participaram de uma ação no Parque Vila Guilherme – Trote, em São Paulo, com o grupo de escoteiros que integram. Veja, abaixo, como foi a experiência.

“Eu recolhi papel de bala, garrafa PET… Também tinha muita sacola plástica. A coisa mais estranha que eu encontrei foi um apoio de mamadeira de bebê”, Gabriel N.,14 anos.

Gabriel no Dia Mundial da Limpeza
Gabriel segurando saco com bitucas de cigarro recolhidas. Foto: Arquivo pessoal

“Foi legal participar, a ação incentiva as pessoas a não jogar lixo no chão. Tinha mais lixo em volta da lixeira do que dentro dela”, Matheus N., 9 anos.

Matheus Dia mundial da limpeza
Matheus ao lado dos sacos de lixo usados para recolher os resíduos

Problemas causados pelo descarte inadequado de lixo
Edillaine explica alguns dos problemas ambientais e de saúde causados pelos resíduos jogados no lugar errado. Confira:

Doenças
“A pessoa pode descartar de forma inadequada um potinho e ele pode virar criadouro para o mosquito da dengue, por exemplo.”

Poluição dos mares
“Se nós jogarmos um papel em uma rua da cidade, ele pode ir parar nos rios e chegar aos mares [os rios desaguam nos oceanos]. O lixo que impacta os oceanos não é só o que a gente joga na praia.”

Animais em perigo
“Em parques, as pessoas costumam comprar garrafa de água de coco, por exemplo, e descartar a ‘argolinha’ [peça que fica na tampa da garrafa] de forma inadequada. Os pássaros podem tentar se alimentar daquilo e morrer.”

Fontes: World Cleanup Day e Dia Mundial da Limpeza.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • telma aparecida santana liberti

    4 anos atrás

    ...QUE MARAVILHA DE AÇÃO E EXEMPLO ESSAS CRIANÇAS E TANTAS OUTRAS QUE PARTICIPARAM ESPALHARAM NOS LUGARES ONDE PASSARAM RECOLHENDO LIXO. PARABÉNS !!! DESEJO QUE EM 2020 AO REPETIR ESTA AÇÃO MUNDIAL POSSAMOS ENCONTRAR E RECOLHER MENOS LIXO DO QUE FOI ENCONTRADO ESTE ANO. PROFª TELMA LIBERTI

  • EMEF MARCOS MELEGA

    4 anos atrás

    qui legal o mundo vai fica mais limpo mais também e bom reciclar

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido