interna_dia do indio
Arte: Milena Branco

Em 19 de abril, celebramos o Dia do Índio. A origem da data está em 1940, quando lideranças indígenas decidiram participar do I Congresso Indigenista, no México, em 19 de abril. O evento discutiu temas sobre a qualidade de vida dessa população. A participação dos indígenas no congresso motivou a criação da data comemorativa no Brasil, três anos depois, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, estima-se que havia cerca de 8 milhões de habitantes na região amazônica. Hoje, 900 mil pessoas se declaram indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, afinal, ainda devemos chamar essa data de Dia do Índio? Uma de nossas repórteres mirins, a Maria Flor G., 11 anos, fez essa pergunta diretamente para um indígena, o escritor Daniel Munduruku, em uma entrevista realizada em outubro de 2019. Confira a resposta dele:

Eu sei que você não gosta da palavra “índio”, porque você acha que o Dia do Índio deveria se chamar Dia da Diversidade Indígena. Você comemora o atual Dia do Índio de alguma forma?
Hoje essa data é uma data de reflexão, e para o movimento indígena é uma data de luta. Isso quer dizer que é uma época do ano em que a sociedade está muito mais atenta ao que acontece com os povos indígenas. Então, o movimento indígena, que é um movimento político, aproveita essa oportunidade. Ele organiza movimentos em Brasília e em vários lugares do Brasil para chamar a atenção da sociedade. O 19 de abril e a Semana dos Povos Indígenas, que hoje já se chama Abril Indígena, são mudanças que foram acontecendo na sociedade. Eu não gosto dessa data porque ela comemora um índio que não existe, é uma ideia errada que as pessoas têm. Por isso, acho que devia se chamar Dia da Diversidade Indígena, porque quando se fala “índio”, dá a impressão de que somos todos iguais, mas não somos. Somos povos diferentes e somos uma diversidade, então é mais importante sermos tratados como uma diversidade, porque isso ajuda as escolas a olhar cada povo em particular. Cada povo vai ser tratado como um povo diferente. No Brasil, são mais de 300 povos, então, imagina, é uma diversidade muito grande!

Maria Flor e Daniel Munduruku. Foto: jornal Joca

Para marcar este dia, o Joca separou uma série de conteúdos para relembrar. Confira a seguir!

Entrevista com Kleykeniho Fulni-ô
Ele faz parte do povo indígena fulni-ô, uma tribo que vive em Águas Belas, Pernambuco. Sua principal missão de vida é mostrar aos homens brancos a importância e riqueza da cultura indígena. Clique aqui para conferir.

Números e outras informações sobre indígenas brasileiros
Clique na imagem abaixo para abrir e ver um raio X dos três grupos indígenas com maior população no território brasileiro, de acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE, em 2010.

Entrevista completa com Daniel Munduruku
Indígena com mais de 20 anos de carreira como escritor, ele já tem 52 livros publicados, a maioria infantojuvenis. Clique aqui para ler.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • ecc7 ecc7

    1 ano atrás

    QUE MASSA CARA

  • vitor

    2 anos atrás

    achei top

  • victoria

    2 anos atrás

    muito legal

  • Beatriz Vargas Tonelli

    2 anos atrás

    que legal!

  • ManuelaFVO

    3 anos atrás

    Gostei muito! Na minha escola estamos falando muito sobre isso.

  • Angela Errico Tomaz Teixeira

    3 anos atrás

    Gostei muito desse reportagem, vocês são muito bons nisso obrigada!

  • Fernanda Tavernari

    3 anos atrás

    Que legal não sabia que tinha dia do índio eu conhecia o Daniel mundurocu

  • Alguém

    3 anos atrás

    Também. Ele escreveu "crônicas de SP"

  • luana

    3 anos atrás

    foi muito legal saber que ainda existem indios no brasil

  • Marianne Victoria pedrosa sancho

    3 anos atrás

    Na verdade os índios existem desde q o Brasil foi descoberto

  • Tatiane Rocha

    3 anos atrás

    Que reportagem interessante! Eu gostei muito!

  • Cid Paulo Leal Junior

    3 anos atrás

    Que legal!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido