João, de macacão amarelo, e seus colegas cuidando de abelhas. Foto: Arquivo pessoal.
O apicultor João, de macacão amarelo, e colegas cuidando de abelhas. Foto: Arquivo pessoal

Você já se perguntou como o mel é produzido até chegar à sua casa? Para que este e outros produtos, como o própolis, um líquido com gosto parecido com o do mel, possam ser consumidos, é necessário que alguém cuide das abelhas, animais responsáveis por “fabricá-los”. Esse profissional é chamado apicultor, e em 22 de maio é comemorado o dia dele.  

Segundo João Kors, que trabalha há mais de 40 anos no ramo e é proprietário da marca de mel, própolis e pólen (pequenos grãos produzidos por flores que depois dão origem às sementes) Api Kors, “apicultor é aquele que cria e cuida das abelhas, retirando mel, pólen, geleia real, própolis e o veneno desses animais, além de auxiliar na polinização”.

O processo de polinização é a reprodução das plantas pelo pólen, que, segundo ele, é a atividade mais importante das abelhas. Isso porque a polinização é usada para produzir muitas frutas, verduras e plantas que fazem parte da alimentação de diversos seres vivos, inclusive dos humanos.

É importante auxiliar na produção porque as abelhas se organizam em pequenas comunidades, as colmeias, em que cada uma delas possui papel definido: existem a abelha-rainha, a única que pode botar ovos, os zangões, que são os machos, e as operárias, fêmeas que não reproduzem e geralmente trabalham ajudando a abelha-rainha a se alimentar e limpando a colmeia. De acordo com o profissional, para cada colmeia, há apenas uma abelha-rainha, mas de 200 a 500 zangões e até 100 mil abelhas operárias.   

Por isso, João Kors diz que a profissão envolve sempre muito trabalho. “O que fazemos não é só tirar o mel da colmeia. Existe todo um processo de preparação dessas colônias. Para isso, precisamos tirar o favo [as estruturas de cera feitas para as abelhas construírem ninhos] velho, alimentar as abelhas, colocar cera para criar células, checar se cada colmeia tem uma abelha-rainha, se ela está botando ovos, entre outros cuidados.”

Entretanto, para ele, todo o trabalho vale a pena: “Acho lindo ver quando a colmeia está cheia e a abelha-rainha está botando ovos, porque isso significa que novas abelhas vão nascer em breve”, afirma.

O surgimento da apicultura 

A atividade começou com os povos egípcios e gregos por volta do ano 2400 antes de Cristo (a.C.). Na época, a prática era bem menos sofisticada: eles prendiam as abelhas em potes de barro e esperavam que elas produzissem mel. Como muitas vezes essa técnica acabava matando as abelhas e ficava difícil separar o mel do resto da colmeia sem levar uma picada, a prática foi sendo atualizada até se transformar na apicultura como ela é hoje.

Como os apicultores evitam ser picados?

A equipe de João usando um fumigador. Foto: Arquivo pessoal

O profissional afirma que existe um cuidado que dificulta que os apicultores sejam picados por abelhas: “Além de sempre trabalhar de macacão, usamos um equipamento que chama fumigador. Ele enche a colmeia de fumaça, que faz com que as abelhas achem que a colônia está pegando fogo, e elas começam a se alimentar do mel para se preparar para sair de lá”. Assim, como estão de barriga cheia, os animais não picam os apicultores quando eles vão transferi-las para outras colmeias.

Por que os veganos não comem mel?

O veganismo é um estilo de vida em que os praticantes não exploram os animais. Por isso, além de não comer nenhum tipo de carne, eles não consomem alimentos produzidos por animais (como leite e ovo) nem usam produtos testados em bichos ou feitos a partir deles, como lã e casacos de pele.

Como alguns apicultores usam técnicas que podem agredir as abelhas, os veganos não consomem mel. O grupo é contra o uso do fumigador porque a fumaça do equipamento pode matar muitas abelhas. E também critica o fato de os apicultores prenderem as abelhas na colmeia para que elas continuem produzindo ou colocarem armadilhas para evitar que outros animais se alimentem do mel.

Fontes: Green meMel.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Eduardo Messora

    4 anos atrás

    brisa

  • João de Almeida Bento de Oliveira

    4 anos atrás

    que legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido