Crédito de imagem: ronniechua/Getty Images/reprodução

De todas as sete espécies de urso que existem no mundo, cinco são onívoras. Isso significa que podem se alimentar tanto de outros animais como de vegetais. E os ursos onívoros realmente adoram mel, ou seja, não se trata apenas de história de desenho animado.

Os ursos costumam perambular pelas florestas em busca de mel. Em 2023, esses animais chegaram a invadir um local de criação de abelhas de Portugal para se alimentar do mel e de favos (estruturas que as abelhas criam para armazenar o alimento), que também adoram.

O mel é muito nutritivo e rico em substâncias que dão energia. Para os ursos, que percorrem grandes áreas todos os dias, o alimento se torna importante para o funcionamento do organismo.

Favos: estruturas de cera (ou outros materiais, para o caso de favos artificiais) construídas por abelhas e vespas para a formação de ninhos e armazém de alimentos. Crédito de imagem: Westend61/Getty Images/reprodução

As outras espécies de urso que não são onívoras são o urso-panda, que é herbívoro e se alimenta praticamente somente de brotos de bambu; e o urso-polar, que é carnívoro (só come carne). Os ursos carnívoros têm dentes molares mais pontiagudos para rasgar a carne, ao contrário dos onívoros, que têm molares mais achatados.

Pergunta enviada pela leitora Fernanda P.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • 6 meses atrás

    Legal, sempre achei que isso era só historia de desenho Hahaha

  • Parque dos Sonhos9A

    6 meses atrás

    Olá, Jornal Joca Somos alunos da Escola Parque Dos Sonhos 9A, da Cidade de Cubatão SP. Gostamos muito da matéria, pois tiramos várias duvidas. Gostaríamos de ler um assunto sobre a fauna da Mata Atlântica . Beijos 5° Ano B.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido