Essa não é a primeira iniciativa da França sobre o assunto. O país vem desenvolvendo outras ações para diminuir o desperdício do setor têxtil, um dos maiores do mundo. Crédito de imagem: Getty Images

Você pode ler aqui uma reportagem publicada pelo Joca sobre uma nova lei do governo francês incentivando o conserto de roupas e sapatos para diminuir o impacto ambiental da indústria têxtil. Muitas outras iniciativas similares estão acontecendo ao redor do mundo. Países, autoridades, organizações e empresas, conscientes desse problema, passaram a reavaliar a maneira como essas peças são criadas, produzidas, consumidas e descartadas.

Em 2022, a União Europeia (UE) lançou um plano a ser implantado pelos países-membros até 2050 para tornar produtos têxteis mais duráveis, reparáveis, reutilizáveis e recicláveis, além de estimular a inovação no setor. Uma das medidas que estão nesse plano consiste em exigir que os integrantes da UE passem a coletar resíduos de roupas e calçados separadamente a partir de 2025.

Os Estados Unidos e o Brasil também estão entre as nações que passaram a olhar com mais cuidado para essas situações, reconhecendo a urgência de abordar as questões ambientais relacionadas à moda.

Nós, consumidores, também temos um papel crucial nesse processo. A procura de peças funcionais e, ao mesmo tempo, bacanas vem aumentando aos poucos. É cada vez mais comum observar ações de reparos e doações de roupas. Você pode coletar algumas dicas de como ter um armário consciente no livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda, à venda na loja on-line do Joca. Na próxima Coluna Fashion, vamos falar um pouco mais sobre o que é moda circular e a importância dela para o nosso futuro.

Conheça o livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda clicando aqui.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Marina mpiccolo@notredamecampinas.net.br

    6 meses atrás

    Olá, Gabriela Rossi, tudo bem? Somos alunos do 6º ano A do Colégio Notre Dame de Campinas e achamos seu artigo muito interessante. Realmente consideramos importante conscientizar as pessoas sobre o descarte apropriado de roupas, calçados e acessórios. Ótima iniciativa a da França em transformar isso em lei, ajudando ainda mais o meio ambiente, até porque as pessoas vão levar o assunto mais a sério dessa forma. Agradecemos pela atenção ao nosso comentário e esperamos que essas iniciativas deem certo. Até a próxima! 6º ano A e professora Marina

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido