Nos últimos anos, os consumidores ficaram cada vez mais conscientes sobre os impactos da produção e consumo de roupas e acessórios no meio ambiente. Com isso, algumas marcas e produtores estão buscando criar peças sustentáveis. Confira abaixo algumas práticas que estão sendo adotadas quando o assunto é moda consciente: 

Tecidos sustentáveis 
Tecidos feitos de linho ou lã orgânica são exemplos de panos que não agridem o meio ambiente. Os tecidos de linho são produzidos a partir de uma planta, enquanto os de lã orgânica são fabricados usando pelo de ovelhas criadas em pastos ecologicamente corretos. Os fabricantes utilizam apenas corantes naturais (saiba mais abaixo) ou nenhum corante. Além disso, muitos estão evitando usar materiais sintéticos, principalmente, derivados de petróleo. 

Reaproveitamento de sobras e materiais descartados pela própria produção ou de resíduos já consumidos

Uso de energia solar na fabricação das roupas
A energia solar é menos agressiva ao planeta do que a energia gerada a partir da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. Essa queima contribui para o aumento da poluição. 

Uso de material reciclado 
Estima-se que, no mundo, a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros sanitários. No total, 32% das roupas encontradas nos aterros do Brasil poderiam ser recicladas. Ou seja, não precisavam estar ali. 

E nós? O que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais causados pelas roupas que utilizamos?

  • Se não for mais usar determinada roupa, doe para alguém que precisa ou leve até um posto de reciclagem adequado. 
  • Gosta de uma marca? Verifique se ela realiza ações para diminuir o impacto ambiental na confecção e distribuição das roupas. Você pode, por exemplo, entrar no site da empresa para saber mais. 
  • Faça com que as roupas durem mais. O tecido rasgou? Peça que seus pais ou responsáveis costurem. A calça está curta? Que tal pedir para um adulto te ajudar a transformá-la em shorts?
  • Use roupas sustentáveis. 

E você, tem um armário consciente? Conta para a gente aqui nos comentários. Para saber mais sobre este e muitos outros assuntos relacionados à moda, leia o livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda instagram.com/uma.volta.ao.mundo.com.a.moda.

Fontes: InfoEscola, OMO, revista Glamour, Ellen Foundation e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Luisa Lamega

    1 ano atrás

    Que demais! Amei! Eu nunca imaginei que era possível ter um guarda roupa sustentável! Sempre gostei de ter bastante opção de roupa mas essa matéria trouxe uma visão em que é possível ter um “bom guarda roupa” sem prejudicar o meio ambiente

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido