No dia 24 de agosto, cientistas de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do mundo. O paciente, um homem de 33 anos, foi diagnosticado novamente com a doença quatro meses e meio depois da primeira vez. A pesquisa com detalhes do caso foi publicada na revista científica Clinical Infectious Diseases, no Reino Unido.

“Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada”, afirmou Kelvin Kai-Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong, que estuda o caso. Ou seja, os cientistas se certificaram de que era mesmo um novo vírus e não a mesma infecção que voltou a se manifestar.

#pracegover: mulher usando óculos e máscara lê cartaz sobre a importância do uso de máscaras em locais públicos. Ela está em Hong Kong. Foto: TPG/Getty Images

“Isso não quer dizer que não podemos adquirir imunidade contra o vírus”, explica Guilherme Marreta, infectologista do Hospital Brasília (DF). “Nesse caso, o paciente foi infectado por um novo coronavírus com um código genético diferente (ou seja, o vírus estava um pouco distinto). Isso é muito raro”, completa.

O que diz a OMS?
Maria Van Kerkhove, líder técnica do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse em entrevista coletiva que a reinfecção não é comum, mas que as precauções (como usar máscaras e evitar aglomerações) devem ser mantidas mesmo depois da doença. Ela lembrou que, apesar de a pessoa adquirir imunidade, os estudos para entender quanto tempo essa proteção dura ainda não estão concluídos.

Outras reinfecções foram confirmadas na Bélgica, Holanda e Estados Unidos. Enquanto o paciente de Hong Kong não apresentou sintomas na segunda vez em que ficou doente, o dos EUA teve sintomas ainda mais graves do que na primeira infecção.

Amsterdam-Holanda-Getty
#pracegover: visão geral de rua turística em Amsterdã, na Holanda, reaberta pelo governo do país em 1º de julho. Pessoas caminham pela rua. Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Por meio de nota publicada no site do Ministério da Saúde do Brasil, o diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, declarou que não há casos confirmados de reinfecção no país. O Hospital das Clínicas de São Paulo e a Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto investigam suspeitas.

#pracegover: mulher dobra cartaz em que estão desenhados os cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Ela está em Antuérpia, na Bélgica. Foto: Jean-Christophe Guillaume/Getty Images

Fontes: O Estado de S. Paulo, Science e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 156 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido