Simulação de um coronavírus nas células do sangue. Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a cidade de São Paulo registrou 24 casos de moradores que se contaminaram, ao mesmo tempo, pela gripe e pela covid-19, de acordo com uma nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde em 4 de janeiro. Em todo o estado, cerca de 110 casos foram confirmados. Esse tipo de infecção é conhecido como “flurona”, junção de parte do nome dos dois vírus causadores das doenças (“flu”, de influenza, e “corona”, de “coronavírus”). 

Pelo menos dois outros estados – Rio de Janeiro, que teve dois pacientes com as duas doenças simultaneamente, e Ceará, que teve três pacientes – também registraram casos da dupla infecção. Especialistas alertam que outros estados também podem ter pacientes contaminados desse modo, já que algumas regiões identificaram surtos de gripe nos últimos dias. Também houve um aumento de casos de covid-19 no país. 

Alguns tipos de gripe podem ser prevenidos com a vacinação. Foto: FG Trade/Getty Images

Por enquanto, ainda não há evidências de se a dupla infecção causa mais possibilidades de o paciente ter complicações pelas doenças. A secretaria paulistana afirmou que está monitorando as pessoas hospitalizadas com a dupla infecção.

Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo, G1 e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • sibele lemos

    2 anos atrás

    Flurona pode ser a abreviatura de Fim do Mundo c/Corona... e acho que minha ideia absurda não vai pra frente. Pq estou escrevendo?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido