Falar em público

Por Helena Rinaldi e Joanna Cataldo

Alunos da St. Paul’s estudam e fazem uma preparação antes de apresentar o discurso. Foto: St Paul’s

Ficar tenso na hora de falar em público é algo muito comum e que atinge diversas pessoas pelo mundo. Uma pesquisa feita pelo jornal britânico The Times em 2013, com 2 mil participantes, mostrou que 41% dos entrevistados tinham medo dessa situação — índice maior do que o medo relacionado a doenças.

Mas sabia que algumas atividades podem aumentar a confiança e melhorar o seu modo de se expressar? Entre elas estão aulas de discurso e de teatro. A escola St. Paul’s, de São Paulo (SP), por exemplo, realiza treinamentos de discursos. No curso extracurricular, os alunos escolhem um assunto, estudam sobre ele e elaboram uma fala para a turma. “Garantimos que o clima das atividades seja confortável e convidativo. Assim, os alunos se sentem à vontade para desenvolver as próprias ideias”, diz Barry Hallinan, professor da atividade.

Para a aluna Olívia L., de 13 anos, as técnicas ensinadas ajudam a ganhar segurança para montar apresentações mais interessantes. “Muita gente fica nervosa antes de apresentar, então vamos aprendendo técnicas como respirar fundo, focar na fala em vez de ficar lendo e apresentar antes para alguém”, explica.

Teatro Unibes
Na Unibes, aulas de teatro ajudam os alunos a se expressar. Foto: Unibes

Já no Centro da Criança e do Adolescente, da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes), na capital paulista, o recurso usado é o teatro. A professora Larissa Jesus explica que as atividades são feitas para que os alunos tenham confiança quando estão atuando e, assim, consigam melhorar a forma de se expressar.

Em um dos exercícios após as apresentações, os alunos se reúnem e compartilham o que sentiram no palco, percebendo que muitos colegas têm as mesmas sensações. Ariela B., de 12 anos, uma das estudantes, concorda: “A professora sempre pede que a gente faça apresentações para a sala e isso me fez ter bem menos vergonha do que antes. Eu fico mais confiante”.

* Texto publicado originalmente na edição 139 do Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido