Por Helena Rinaldi e Joanna Cataldo Ficar tenso na hora de falar em público é algo muito comum e que atinge diversas pessoas pelo mundo. Uma pesquisa feita pelo jornal britânico The Times em 2013, com 2 mil participantes, mostrou que 41% dos entrevistados tinham medo dessa situação — índice maior do que o medo relacionado a doenças. Mas sabia que algumas
Por Helena Rinaldi e Joanna Cataldo
Ficar tenso na hora de falar em público é algo muito comum e que atinge diversas pessoas pelo mundo. Uma pesquisa feita pelo jornal britânico The Times em 2013, com 2 mil participantes, mostrou que 41% dos entrevistados tinham medo dessa situação — índice maior do que o medo relacionado a doenças.
Mas sabia que algumas atividades podem aumentar a confiança e melhorar o seu modo de se expressar? Entre elas estão aulas de discurso e de teatro. A escola St. Paul’s, de São Paulo (SP), por exemplo, realiza treinamentos de discursos. No curso extracurricular, os alunos escolhem um assunto, estudam sobre ele e elaboram uma fala para a turma. “Garantimos que o clima das atividades seja confortável e convidativo. Assim, os alunos se sentem à vontade para desenvolver as próprias ideias”, diz Barry Hallinan, professor da atividade.
Para a aluna Olívia L., de 13 anos, as técnicas ensinadas ajudam a ganhar segurança para montar apresentações mais interessantes. “Muita gente fica nervosa antes de apresentar, então vamos aprendendo técnicas como respirar fundo, focar na fala em vez de ficar lendo e apresentar antes para alguém”, explica.
Já no Centro da Criança e do Adolescente, da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes), na capital paulista, o recurso usado é o teatro. A professora Larissa Jesus explica que as atividades são feitas para que os alunos tenham confiança quando estão atuando e, assim, consigam melhorar a forma de se expressar.
Em um dos exercícios após as apresentações, os alunos se reúnem e compartilham o que sentiram no palco, percebendo que muitos colegas têm as mesmas sensações. Ariela B., de 12 anos, uma das estudantes, concorda: “A professora sempre pede que a gente faça apresentações para a sala e isso me fez ter bem menos vergonha do que antes. Eu fico mais confiante”.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 139 do jornal Joca.
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