Por Helena Rinaldi e Joanna Cataldo

Ficar tenso na hora de falar em público é algo muito comum e que atinge diversas pessoas pelo mundo. Uma pesquisa feita pelo jornal britânico The Times em 2013, com 2 mil participantes, mostrou que 41% dos entrevistados tinham medo dessa situação — índice maior do que o medo relacionado a doenças.

Mas sabia que algumas atividades podem aumentar a confiança e melhorar o seu modo de se expressar? Entre elas estão aulas de discurso e de teatro. A escola St. Paul’s, de São Paulo (SP), por exemplo, realiza treinamentos de discursos. No curso extracurricular, os alunos escolhem um assunto, estudam sobre ele e elaboram uma fala para a turma. “Garantimos que o clima das atividades seja confortável e convidativo. Assim, os alunos se sentem à vontade para desenvolver as próprias ideias”, diz Barry Hallinan, professor da atividade.

Para a aluna Olívia L., de 13 anos, as técnicas ensinadas ajudam a ganhar segurança para montar apresentações mais interessantes. “Muita gente fica nervosa antes de apresentar, então vamos aprendendo técnicas como respirar fundo, focar na fala em vez de ficar lendo e apresentar antes para alguém”, explica.

Já no Centro da Criança e do Adolescente, da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes), na capital paulista, o recurso usado é o teatro. A professora Larissa Jesus explica que as atividades são feitas para que os alunos tenham confiança quando estão atuando e, assim, consigam melhorar a forma de se expressar.

Em um dos exercícios após as apresentações, os alunos se reúnem e compartilham o que sentiram no palco, percebendo que muitos colegas têm as mesmas sensações. Ariela B., de 12 anos, uma das estudantes, concorda: “A professora sempre pede que a gente faça apresentações para a sala e isso me fez ter bem menos vergonha do que antes. Eu fico mais confiante”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 139 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido