Macapá, capital do Amapá, onde ocorreu o incêndio que causou o apagão. Foto: luoman/Getty Images

O Ministério de Minas e Energia divulgou uma nota, em 24 de novembro, afirmando que a energia elétrica no Amapá foi completamente restabelecida. O estado sofria com um apagão há 22 dias, desde que a subestação do Macapá, principal do estado, pegou fogo.

Com a retomada, o rodízio (em que os municípios recebiam energia em apenas alguns horários do dia) não será mais necessário. Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que continuará com ações para que a transmissão de energia seja feita de modo mais confiável para os moradores da região.

Saiba mais sobre o que aconteceu no Amapá clicando aqui.

O apagão

Nós chamamos de apagão (ou blecaute) o corte ou colapso temporário da energia elétrica em determinado local, que pode ser um bairro, estado, cidade ou até país. Quando aconteceu o incêndio na subestação de Macapá, as linhas de transmissão de eletricidade e duas usinas hidrelétricas (locais que geram energia elétrica) foram desligadas automaticamente.

Apesar de uma das hidrelétricas ter voltado a funcionar no dia seguinte, isso não foi suficiente para restabelecer a energia no estado inteiro. Somente alguns bairros voltaram a ter eletricidade nessa ocasião, em esquema de rodízio.

O problema afetou serviços e até o fornecimento de alimentos e água. Alguns hospitais, por exemplo, precisaram funcionar por meio de geradores (dispositivos que convertem outros tipos de energia para a elétrica e costumam ser usados em casos de emergência). Sistemas de comunicação, como telefones e internet 4G, também apresentaram problemas.

Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo, Ministério de Minas e Energia e Poder 360.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • VÂNIA PENAFIERI DE FARIAS

    3 anos atrás

    meu deus! Se eu fico uma hora e meia sem luz já fico desespeado, imagina 22 diaaaaass!!!!!!!!!

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    Nossa nunca fiquei com tanto tempo sem luz.Primeira cidade que vejo sem luz por 22 dias.Sem luz imagino o sofrimento dessas pessoas sem energia o sufoco deve ter sido muito ruim.Eu nunca quero por essa situação pois só ter a luz do sol durante o dia é muito ruim é como se estivessemos no buraco negro sem fim e sem direção.

  • letier

    3 anos atrás

    Caramba! 22 dias sem energia elétrica deve ser uma coisa assustadora,ainda mais com tanta gente no hospital !!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido