Presidente da Croácia Kolinda Grabar-Kitarović comemora com os jogadores a classificação para as semifinais da Copa da Russia 2018. (foto: @HNS_CFF)
A presidente Kolinda torcendo pela Croácia na Copa do Mundo em foto postada em seu Facebook

A Croácia venceu da Rússia em Sochi e se classificou para as semifinais da Copa no dia 7 de julho.  Neste dia 11 de julho, a seleção croata enfrentará a Inglaterra às 15h.

Mas não é só por isso que os croatas vêm se destacando no campeonato deste ano. Confira algumas curiosidades que fazem da Croácia um país único no Mundial e fora dele.

A presidente torcedora

Assim como outros chefes de Estado, a presidente da Croácia Kolinda Grabar-Kitarovic está na Rússia acompanhando o seu país. No entanto, ela tem um jeito diferente de torcer pela sua seleção.

Kolinda não assistiu aos jogos na área destinada a líderes e autoridades no estádio. Ao invés disso, nos três primeiros jogos da Croácia, a presidente escolheu ficar da arquibancada, acompanhada de torcedores comuns, vestindo a clássica camisa croata quadriculada e sempre muito animada.

Ela se juntou aos seus colegas na parte reservada do estádio apenas no último jogo, contra a Rússia. Para se adaptar aos trajes mais formais exigidos no local, ela optou um terno vermelho, representando a cor do país, mas manteve a camisa do time por baixo.

Após a mais recente vitória do país, no sábado, Kolinda foi ao vestiário festejar e parabenizar todos os jogadores pela classificação.

Ela também vem sendo admirada por pagar suas passagens aéreas em voos comerciais durante a Copa e descontar de seu salário os dias perdidos por conta dos jogos.

Um uniforme único

A camisa da Croácia se destaca por sua estampa quadriculada em vermelho e branco, presente na bandeira nacional e em todos os uniformes da seleção desde a sua primeira Copa.

A origem dessa tradição com a estampa é um pouco confusa. De acordo com a teoria mais conhecida, as cores simbolizam as etnias da Croácia. Outra explicação conta a história do rei croata Držislav, que teria sido capturado pelo governante de Veneza. O sequestrador desafiou o rei para uma partida de xadrez em troca de sua liberdade e Držislav ganhou. Teoricamente, desde o episódio, o xadrez vem sido um símbolo nacional para os croatas.

Torcedores croatas com suas camisas tradicionalmente quadriculadas.

Uma croata fazendo história na beirada do campo

A seleção da Croácia foi a primeira na história da Copa a trazer uma mulher para o banco dos reservas. Iva Olivari é a “gerente” da seleção croata. Ela também é a primeira figura feminina a assistir aos jogos do Mundial do próprio campo.

Dentre suas várias funções, Iva é responsável por planejar as viagens e atender às necessidades individuais dos jogadores. Por ter esse contato tão próximo com o time, eles a apelidaram carinhosamente de “tia Iva”.

Um pequeno entre os gigantes

A Croácia tem cerca de 4,1 milhões de habitantes. Para se ter uma ideia, somente a cidade de São Paulo tem uma população três vezes maior (12 milhões). Zagreb, a capital do país europeu, possui aproximadamente 800 mil moradores.

Mesmo sendo relativamente pequeno, o país possui uma seleção de futebol que já derrotou grandes times, como a Alemanha e a Holanda na Copa do Mundo de 1998. Esse ano, a seleção croata eliminou os argentinos ainda na fase de grupos. Mesmo assim, os croatas nunca levaram a taça do mundo para casa.

A história da Croácia na Copa

Após a vitória emocionante contra a Rússia em um jogo decidido nos pênaltis, os croatas avançaram no campeonato. Esse feito, para eles, não é inédito. Logo na sua primeira Copa do Mundo, em 1998, os croatas também chegaram às semifinais, mas perderam e terminaram em terceiro lugar.

Agora, em sua quarta participação no campeonato, eles tentarão fazer história e chegar à final.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido