Primeiro dia de jogos estreou com vitória das anfitriãs
Teve início, em 20 de julho, a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, que está sendo disputada na Nova Zelândia e Austrália. A abertura teve uma cerimônia de dez minutos, no estádio de Eden Park, em Auckland (NZ), e antecedeu a primeira partida do campeonato — Nova Zelândia (1) e Noruega (0).
O jogo de estreia foi presenciado por 42.137 torcedores, segundo dados oficiais, o maior público já registrado em uma partida de futebol no país. Poucas horas depois, em Sydney, Austrália, foi a vez de a seleção australiana entrar em campo, marcando uma vitória de 1 a 0 sobre a Irlanda.
A abertura teve mais de 240 artistas e trouxe ao estádio as culturas aborígenes (termo geralmente usado para se referir aos povos indígenas da Oceania) das duas nações. O espetáculo começou com um canto do povo maori recebendo aborígenes australianos em campo.
Povo maori: indígenas nativos das ilhas da Nova Zelândia.
Representações gigantescas da origem de ambos os países, conforme as culturas indígenas locais, assumiram a apresentação com diferentes cores. Simbolizando a Nova Zelândia, os dançarinos deram vida a uma arraia gigante que, segundo as lendas do povo maori, teria sido pescada pela divindade Maui, dando origem à Ilha Norte neozelandesa. Já a Austrália foi encarnada por uma cobra mitológica gigantesca.
She is confident.
She is stylish.
She is Tazuni.With a name coming from a mix of Tasman Sea, where she was born, and Unity, this 15-year-old is ready to capture the spirit of an event that will go #BeyondGreatness! ✨ pic.twitter.com/TMIpeAL3LL
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) October 18, 2022
A Fifa apresentou Tazuni, a mascote do evento, no Twitter, em tradução livre do inglês: “Ela é confiante. Ela é estilosa. Ela é Tazuni. Com um nome que vem de uma mistura de Tasman Sea [Mar da Tasmânia], em que ela nasceu, e unity [unidade, em inglês], esta jovem de 15 anos está pronta para capturar o espírito de um evento que irá além da excelência”.
Depois disso, todos os 32 países que disputam o torneio foram representados por dançarinos vestindo as cores de cada seleção. A artista neozelandesa Benee e a australiana Mallrat cantaram a música oficial da Copa deste ano, “Do It Again” (veja o clipe oficial abaixo).
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
legal
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.