Foto: Stefan Matzke - sampics/Colaborador/Getty Images/reprodução

Depois de uma partida acirrada entre França e Argentina, em 19 de dezembro, o time sul-americano conquistou a taça, tornando-se tricampeão da Copa do Mundo. A partida, após o tempo normal e a prorrogação, terminou em um empate de 3 a 3. Já nos pênaltis, a Argentina tomou a dianteira, derrotando a seleção francesa por 4 a 2.

A vitória da seleção argentina acontece depois de 36 anos desde sua última conquista do mundial, em 1986. Depois da vitória, o artilheiro argentino Lionel Messi ainda levou o prêmio Bola de Ouro da Copa do Mundo 2022 em Catar, ou seja, foi eleito o melhor jogador do torneio.

O goleiro Emiliano Martínez e o meio de campo Enzo Fernández, ambos da Argentina, também levaram os títulos de, respectivamente, Luva de Ouro e Revelação. Já o atacante francês Mbappé recebeu o troféu de Chuteira de Ouro, consagrando-se artilheiro da Copa.

Na classificação de atacantes com maior número de gols, em que Mbappé ficou em primeiro lugar, o Brasil apareceu empatado com outras seleções na quarta posição (Richarlison, com três gols marcados), na quinta e na sexta posição, com Neymar (dois gols) e Casemiro (um gol).

Na cerimônia de premiação da seleção argentina, Messi levantou a taça do mundo usando um bisht, vestimenta árabe que serve para distinguir quem a utiliza. A palavra significa algo como “ir nas costas”, em persa. A roupa é geralmente utilizada por homens de considerável importância em ocasiões especiais, como casamentos. O bisht foi entregue a Messi pelo emir (governante máximo do Catar) Tamim bin Hamad al-Thani, que ocupa a posição desde 2013.

Confira abaixo os melhores momentos da final da Copa do Mundo 2022.

Qual a classificação de títulos da Copa do Mundo?

Com a vitória em Catar, a seleção argentina se tornou tricampeã mundial, ficando atrás apenas de Alemanha, Itália e Brasil. Veja abaixo o ranking com os campeões da Copa do Mundo.

Brasil – 5 títulos (pentacampeão)

Alemanha – 4 títulos (tetracampeã)

Itália 4 títulos (tetracampeã)

Argentina 3 títulos (tricampeã)

Uruguai 2 títulos (bicampeão)

França 2 títulos (bicampeã)

Inglaterra 1 título

Espanha 1 título

Curiosidade: Copa do Mundo em Catar bate recorde de gols

Com a final entre Argentina e França, a Copa do Mundo de 2022 superou o recorde de maior quantidade de gols marcados durante o campeonato. Foram, ao todo, 172 gols feitos pelas seleções que disputaram o título do mundial, número superior ao recorde anterior de 171 gols, que pertencia às copas de 1998 (sediada na França) e 2014 (no Brasil). Assista aos 172 gols feitos na Copa do Catar no vídeo abaixo.

Foto do Messi se torna a mais curtida do Instagram

No dia 18 de dezembro, Messi fez uma publicação em sua conta do Instagram com um carrossel de fotos. Como capa, o jogador colocou uma imagem dele erguendo a taça da Copa, fotografada por Shaun Botterill, da agência Getty Images (veja abaixo). A postagem, em pouco tempo, tornou-se a publicação mais curtida do Instagram, com mais de 64 milhões de likes. O recorde anterior era a foto de um ovo, publicada pela influenciadora Kylie Jenner.

Fontes: Globo Esporte, G1, Fifa World Cup, Globo Esporte e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • DUMONT 9

    11 meses atrás

    Eu tô muito feliz que Argentina ganhou a copa!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido