Nina P. 11 anos, de São Paulo, tira fotos no Pantanal. Foto: Arquivo Pessoal
No Dia do Turista, cinco crianças falam sobre suas histórias de viagens. Arte: Suzana Obara

Em 13 de junho é comemorado, no Brasil, o Dia do Turista. Criada pelo Ministério do Turismo, a data busca homenagear pessoas que gostam de viajar pelo território brasileiro e por outros lugares do mundo.

Para celebrar este dia, o Joca entrevistou cinco crianças que adoram “turistar” por aí. Elas contam sobre suas aventuras em viagens pelo Brasil e pelo mundo. Confira.

Gabriela C., 9 anos, de São Paulo (SP), visita o Museu Britânico, na Inglaterra. Foto: Arquivo Pessoal

“Eu costumo viajar nas férias com meus pais. Já fui para Europa, México, Estados Unidos… O que eu mais gosto de visitar são museus. Um dos mais incríveis foi o Museu Britânico, em Londres, onde conheci a Pedra de Roseta. Ela tinha escritos egípcios antigos e foi encontrada por Napoleão Bonaparte [imperador da França no século 19]. Na Holanda, visitei a casa da Anne Frank [adolescente alemã de origem judaica que foi vítima do Holocausto], descobri coisas que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial [1939-1945] e passei o resto da viagem lendo o diário que ela escreveu. Em Paris, na França, achei muito gostoso comer croissant. Também gosto muito de visitar lugares legais em São Paulo, onde moro. O último passeio que eu fiz foi a exposição da Tarsila do Amaral [pintora brasileira] no Masp [Museu de Arte de São Paulo].”
Gabriela C., 9 anos, de São Paulo (SP)

Maria P., 14 anos, de Madri, curte férias no Brasil. Foto: Arquivo pessoal

Nós tentamos ir para o Brasil pelo menos uma vez por ano, em dezembro, no Natal. Meu lugar preferido é a casa de praia dos meus avós em Santa Catarina, em uma praia chamada Estaleiro. Eu amo lá porque nós vamos no verão, então sempre faz calor. Eu passo o Natal lá com a minha família e é sempre superbonito e divertido. A pior parte para mim é o trânsito que nós pegamos quando aterrissamos em São Paulo até chegar à casa dos meus avós. Eu amo o Brasil, ele tem vários aspectos, atividades culturais e comidas muito interessantes. Às vezes, pode ser um pouco perigoso, mas eu diria para meus amigos irem, com certeza, é muito divertido e existem muitas coisas diferentes para fazer.
Maria P., 14 anos, de Madri (Espanha)

João P., 13 anos, de Madri, se diverte em praia no Brasil. Foto: Arquivo pessoal

Meu lugar preferido no Brasil é São Paulo. Foi bem relaxante porque eu fui durante as minhas férias. Minha comida brasileira preferida é tapioca ou pastel, porque eu gostei muito do queijo derretido. Eu diria para uma pessoa que quer visitar o Brasil que ela experimente todas as comidas, porque elas são únicas. A cultura brasileira também é superlegal, como o Carnaval. Eu achei o espírito dos brasileiros ótimo. Eu também diria para o turista visitar as praias, que são muito bonitas.
João P., 13 anos, de Madri (Espanha)

Nina P. 11 anos, de São Paulo, tira fotos no Pantanal. Foto: Arquivo Pessoal

O lugar do Brasil que eu mais gostei de conhecer foi Bonito, principalmente o Buraco das Araras, que é um buraco bem grande e bem bonito, com muitas árvores e natureza – ele é tão fundo que ninguém consegue descer lá. Também tem muitas, muitas araras e elas fazem “tocas” nas paredes do buraco. Gostei ainda de fazer uma trilha em volta, onde vi um tatu bem fofinho! Além disso, em Bonito, eu pude aprender a fazer flutuação no rio e conhecer mais sobre as cobras e os animais do lugar – minha maior aventura foi segurar uma jiboia no pescoço, eu estava com medo! Quando viajo, gosto de ver as novas paisagens do avião, os lugares e as comidas típicas que são novas para mim. A única coisa que eu não gosto é de ficar longe do meu querido cachorrinho. Se eu pudesse escolher, meu próximo destino seria Peru, porque Machu Picchu é um lugar muito bonito e eu estudei sobre os incas [civilização que existiu na América do Sul por volta do ano 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis, em 1500]  e foi muito legal, ou Europa, porque quero conhecer lugares tipo França, Suíça e Espanha. Minha tia e meus primos moram na Suíça, e eu queria ir para lá para conhecer e porque fica bem perto de outros lugares que eu quero visitar como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre [ambos em Paris, na França] e as obras do [arquiteto Antoni] Gaudí [em Barcelona, na Espanha].
Nina P. 11 anos, de São Paulo (SP)

Philip H., 12 anos, de São Paulo, brinca em praia no Rio Grande do Norte. Foto: Arquivo Pessoal

Eu já fui para o Rio Grande do Norte umas 30 vezes – ou até mais. A última vez foi nas férias de janeiro. Fiquei hospedado na pousada do meu tio, que fica em frente à praia de Tabatinga, em Nísia Floresta. Com meu irmão e meu primo, eu nadava no mar, fazia castelos de areia, brincava de guerra de areia molhada… O que eu mais gostei dessa última viagem foi da lagosta grelhada que nós comemos. A carne dela era mole, suculenta e boa para comer com os molhos que acompanhavam o prato. Além disso, quando eu estava lá, fui a um tipo de tirolesa que passava por cima da Lagoa de Jacumã, em Ceará Mirim. Você ia sentado e um funcionário empurrava você. Foi muito legal, ia muito rápido.
Philip H., 12 anos, de São Paulo (SP)

Outras datas
No Brasil também é comemorado o Dia Nacional do Turismo, em 8 de maio, e, no mundo, celebra-se o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro.

Infográfico mostra dicas de como ser um bom turista. Arte: Suzana Obara

Confira outras matérias do Joca sobre turismo

Crianças contam 9 experiências incríveis de viagem.

Conheça os 7 patrimônios naturais da humanidade no Brasil.

Machu Picchu cria novas regras para visitação.

Conheça 5 estilos de dança pelo mundo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • beijaflor

    7 meses atrás

    eu achei muito legal as ferias

  • ISABELLE APARECIDA ALVES PIRES

    3 anos atrás

    Que legal!!!

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    Eu querer uma viagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Escola Municipal Thereza Favali Pocay

    4 anos atrás

    gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Duda

    2 anos atrás

    eu amei

  • Maria Eduarda Campana Senatro

    2 anos atrás

    gostei !!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido