POR PEDRO OLIVEIRA

De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgados no dia 11 de março, o setor do turismo no Brasil cresceu 7,8% em 2023. Isso representa um faturamento de 189,4 bilhões de reais só no ano passado. 

O resultado mostra a recuperação de uma área muito afetada pela pandemia de covid-19. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor teve um prejuízo de 485 bilhões de reais nos dois primeiros anos de pandemia. 

Conforme avaliação da FecomercioSP, o principal motor do crescimento foi a locação de veículos e alojamentos, além da compra de passagens aéreas.

#pracegover: vista aérea de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Imagem mostra o mar azulado e com nuances de verde e diversos barcos parados próximos aos corais. Crédito de imagem: MAREMAGNUM E POLLYANA VENTURA_GETTYIMAGES

Brasil recebeu quase 6 milhões de turistas internacionais 

Em 2023, 5,9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil, segundo informações do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. Esse número é 62,7% maior do que o registrado em 2022. 

Apesar do crescimento, o Brasil ainda está muito distante dos países que mais recebem turistas estrangeiros. De acordo com os dados mais recentes, divulgados em 2022, pela Organização Mundial do Turismo, a França lidera o ranking, com 79 milhões de turistas internacionais por ano. “Quando pensamos no estrangeiro que vem do hemisfério norte, temos que lembrar que o Brasil é distante — os voos são longos e caros”, disse Mariana Aldrigui, professora do curso de lazer e turismo da Each/USP, em entrevista ao Joca. “Há ainda uma imagem difusa da violência, insegurança que atrapalha na escolha do Brasil como destino, completou. 

#pracegover: centro da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. É possível ver as ruas de pedras, as fachadas das casas com janelas e portas coloridas e diversas pessoas, algumas sentadas em mesas na rua, outras nas calçadas conversando e algumas andando de bicicleta. Crédito de imagem: MAREMAGNUM E POLLYANA VENTURA_GETTYIMAGES

QUANTO O TURISMO INTERNACIONAL REPRESENTA NO PIB DOS PAÍSES MAIS VISITADOS

Dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo, em 2022:

Espanha – 5,2%

Turquia – 4,6%

Itália – 2,3%

França – 2,1%

Estados Unidos – 0,5%

Glossário

PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB): soma de todos os bens e serviços produzidos por um país, estado ou cidade.

FONTES: FECOMERCIOSP, AGÊNCIA BRASIL, CNN BRASIL, VEJA E ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido