POR PEDRO OLIVEIRA De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgados no dia 11 de março, o setor do turismo no Brasil cresceu 7,8% em 2023. Isso representa um faturamento de 189,4 bilhões de reais só no ano passado. O resultado mostra a
POR PEDRO OLIVEIRA
De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgados no dia 11 de março, o setor do turismo no Brasil cresceu 7,8% em 2023. Isso representa um faturamento de 189,4 bilhões de reais só no ano passado.
O resultado mostra a recuperação de uma área muito afetada pela pandemia de covid-19. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor teve um prejuízo de 485 bilhões de reais nos dois primeiros anos de pandemia.
Conforme avaliação da FecomercioSP, o principal motor do crescimento foi a locação de veículos e alojamentos, além da compra de passagens aéreas.
Brasil recebeu quase 6 milhões de turistas internacionais
Em 2023, 5,9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil, segundo informações do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. Esse número é 62,7% maior do que o registrado em 2022.
Apesar do crescimento, o Brasil ainda está muito distante dos países que mais recebem turistas estrangeiros. De acordo com os dados mais recentes, divulgados em 2022, pela Organização Mundial do Turismo, a França lidera o ranking, com 79 milhões de turistas internacionais por ano. “Quando pensamos no estrangeiro que vem do hemisfério norte, temos que lembrar que o Brasil é distante — os voos são longos e caros”, disse Mariana Aldrigui, professora do curso de lazer e turismo da Each/USP, em entrevista ao Joca. “Há ainda uma imagem difusa da violência, insegurança que atrapalha na escolha do Brasil como destino, completou.
QUANTO O TURISMO INTERNACIONAL REPRESENTA NO PIB DOS PAÍSES MAIS VISITADOS
Dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo, em 2022:
Espanha – 5,2%
Turquia – 4,6%
Itália – 2,3%
França – 2,1%
Estados Unidos – 0,5%
Glossário
PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB): soma de todos os bens e serviços produzidos por um país, estado ou cidade.
FONTES: FECOMERCIOSP, AGÊNCIA BRASIL, CNN BRASIL, VEJA E ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.