O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, da Grécia, afirmou, no dia 8 de setembro, que o país vai começar a cobrar 20 euros (cerca de 120 reais) de turistas em navios que visitam as ilhas Santorini e Mykonos durante o ápice do verão, entre os meses de junho e agosto no hemisfério norte. A medida faz parte de um plano para controlar o excesso de visitantes, que, de acordo com o governo, ameaça a preservação dos bens naturais e históricos.

Em 2023, cerca de 31 milhões de turistas visitaram a Grécia. A economia do país depende muito dos viajantes: o setor do turismo representa quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB) grego. Mas o grande número de visitantes tem causado preocupação, e parte do dinheiro arrecadado com a nova cobrança será destinado à conservação dos espaços ameaçados.

Além desse fator, com muitos turistas, a procura por estadia aumenta, o que faz com que o aluguel fique mais caro, prejudicando os moradores. Em algumas áreas, a procura é cinco vezes maior do que a oferta.

#pracegover: Multidão de pessoas está caminhando por rua de Athenas, na Grécia. Crédito de imagem: Milos Bicanski/Getty Images

Preocupação mundial 

Não é só a Grécia que enfrenta o excesso de turistas. Barcelona, na Espanha, que recebeu cerca de 26 milhões de visitantes em 2023, transformou 3.500 apartamentos usados para locações de curtos períodos em residências para moradores. A expectativa é de que, até 2028, não haja mais imóveis alugados para turistas.

Este mês, Nova York, nos Estados Unidos, criou uma lei que proíbe o aluguel por menos de 30 dias. Para a prefeitura, a hospedagem de curta temporada “gera barulho, lixo e problemas de segurança”.

MEDIDAS ANTITURISTAS DA GRÉCIA VEJA AS NORMAS ANUNCIADAS PELO PAÍS: 

  • Cobrança de taxa por pessoa de quem desembarca de navios para visitar as principais ilhas gregas, Santorini e Mykonos. 
  • Controle do número de navios de cruzeiros que chegam ao mesmo tempo a essas ilhas.
  • Aumento de imposto sobre o aluguel de imóveis por poucos dias, muito utilizados por turistas.
  • Fim da concessão de novas autorizações para colocar imóveis para alugar por curta temporada no centro de Atenas, capital do país. Esta medida ainda é uma previsão.

GLOSSÁRIO

PIB: o Produto Interno Bruto é a soma de tudo o que um país produz em bens e serviços em determinado período, geralmente um ano.

FONTES: AGÊNCIA BRASIL, EURONEWS, FOLHA DE S.PAULO, O GLOBO, UOL E REUTERS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido