Os primeiros dias de dezembro trouxeram a notícia há meses aguardada: no dia 2, o Reino Unido se tornou a primeira nação do Ocidente a aprovar o uso de uma vacina contra a covid-19 — o governo da Rússia também anunciou vacinação em dezembro, com a Sputnik V, desenvolvida no país. A partir das novidades, relembre momentos da pandemia e entenda a situação atual no mundo

Reino Unido anuncia início da vacinação contra o novo coronavírus
Produzida pelas empresas Pfizer e BioNTech, a vacina que será usada pelos britânicos se mostrou eficaz em 95% dos testes em massa (ou seja, aplicados em grande quantidade de pessoas). Cerca de 800 mil doses estarão disponíveis para a população do Reino Unido e começam a ser aplicadas em 8 de dezembro. Primeiro, devem ser vacinados idosos, profissionais de saúde e pessoas do grupo de risco. A vacina será aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias. No total, o Reino Unido comprou 40 milhões de doses, que permitirão imunizar 20 milhões de pessoas (cerca de um terço da população britânica) até metade de 2021. Outros países europeus, como Alemanha e Itália, anunciaram que aplicarão a vacina nos habitantes até janeiro de 2021. A União Europeia (bloco que inclui 27 nações da Europa) tem um acordo para obter 200 milhões de doses da vacina, o suficiente para 33% da população do bloco.

De acordo com o governo russo, a vacinação com a Sputnik V começou em Moscou, a capital, em 5 de dezembro, para assistentes sociais, médicos e professores.

Cenário atual
– No fim de novembro, a Europa teve mais de 36 mil mortes, o registro mais alto em uma semana desde o início da pandemia. Ainda assim, alguns países parecem ter superado o pico da segunda onda. Estabelecimentos comerciais voltaram a abrir na França e Polônia (saiba mais sobre outras nações na página 5).

– Nos EUA, o país com o maior número de mortes, Los Angeles proibiu encontros em espaços públicos e privados durante três semanas.

– Em novembro, a África registrou aumento nos casos, chegando aos 2 milhões. As nações mais afetadas do continente são África do Sul, Marrocos, Egito e Etiópia.

– Na China, os casos estão estáveis desde junho. Seguem obrigatórios o uso de máscara e a medição de temperatura, mas atividades em geral, como comércio, turismo e educação, voltaram ao normal.

Retrospectiva da covid-19
Ao longo do ano, milhões de pessoas foram infectadas e outros milhões morreram por causa da doença. Para frear a pandemia, escolas e comércios fecharam, voos foram proibidos e quarentenas, decretadas. Confira os principais momentos do vírus que marcou 2020.

Dez. 2019 | Primeiro caso
A doença foi registrada pela primeira vez em dezembro de 2019, em um mercado de Wuhan, na China, onde eram vendidos animais silvestres vivos e mortos. Como o novo coronavírus é da mesma família de vírus encontrados em morcegos, a suspeita é de que tenha sido transmitido por esses animais a outros animais até chegar ao ser humano, mas a origem continua incerta. Estudos apontam a presença do vírus antes do anúncio oficial na China. Amostras de sangue e esgoto, recolhidas semanas ou até meses antes de dezembro de 2019, detectaram o vírus entre humanos na Espanha, na França, nos Estados Unidos e até no Brasil.

Jan. 2020 | O vírus pelo mundo
Em janeiro de 2020, a doença começou a aparecer em outros países. O primeiro caso fora da China foi registrado na Tailândia, no dia 13.

21 de janeiro: Estados Unidos

24 de janeiro, Europa: o vírus chega à França

Fev. 2020
Dia 26: Um cidadão de São Paulo, Brasil, que voltou da Itália, foi o primeiro caso da América Latina.

Dia 28: Data em que um italiano que estava na Nigéria foi diagnosticado com covid-19.

Mar. 2020 | Declaração de pandemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto de covid-19 como pandemia em 11 de março. A palavra é usada quando uma nova doença ameaça muitas pessoas ao mesmo tempo em vários continentes.

Ao longo de 2020, o uso de máscara ganhou o mundo como uma das formas de proteção contra o novo coronavírus. Na foto, parque na cidade de Portsmouth, Inglaterra, em 5 de novembro | #pracegover: duas mulheres, uma vestindo roupa preta e a outra roupa preta e verde, estão sentadas em um banco de madeira, numa praça. Elas mantém distanciamento e usam máscara. Foto: Finnbarr Webster_Getty Images

Restrições
Para tentar conter o vírus, veio uma série de controles:

Viagens
– Em fevereiro, os EUA exigiram que pessoas vindas da China fizessem duas semanas de quarentena antes de desembarcar no país. Austrália, Alemanha, Itália, Quênia e Nova Zelândia tomaram medidas parecidas.

– No mês seguinte, cidadãos que não eram norte-americanos e chegavam aos EUA vindos da Europa foram proibidos de visitar o país.

– A proibição de voos e viagens de ônibus e navio se espalhou pelo mundo.

Quarentena e lockdown
– Em 8 de março, a Itália colocou todos seus 60 milhões de habitantes em lockdown (confinamento).

– Quarentena e lockdown foram adotados por diversos países, como Portugal, Índia, EUA e Brasil. No fim de março, mais de um terço da humanidade estava dentro de casa para conter o vírus.

Escolas
– Segundo a Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), houve fechamento total de instituições de ensino em mais de 180 países. Assim, quase 90% dos estudantes do mundo não puderam ir à escola.

– Algumas instituições mantiveram atividades on-line, mas muitas crianças e jovens não dispõem de aparelhos tecnológicos ou conexão com a internet em casa e continuaram sem acesso ao conteúdo das aulas.

– Em agosto, alunos de Wuhan, onde a doença surgiu, voltaram a ter aulas depois de sete meses. Em Pequim, capital chinesa, as aulas tinham sido retomadas em maio. Países europeus voltaram às atividades escolares em abril. No Brasil, entre outubro e novembro, algumas escolas reabriram para aulas presenciais.

Máscara
– Em abril, empresas de aviação anunciaram a necessidade do uso de máscara durante voos e nos aeroportos. A medida também foi adotada por diversos países.

– No Brasil, o governo federal não impôs o uso de forma nacional, mas alguns governos estaduais e municipais tornaram a máscara obrigatória. O distanciamento social de 1,5 metro em estabelecimentos também foi recomendado na maioria dos países, além da oferta de álcool em gel e da medição da temperatura das pessoas.

Eventos culturais e esportivos
– A NBA, principal liga de basquete do mundo, suspendeu os jogos por quase cinco meses.

– A Olimpíada de Tóquio, no Japão, foi adiada para julho de 2021.

– Os campeonatos estaduais de futebol no Brasil ficaram meses parados e retornaram em junho, assim como outros eventos esportivos no Reino Unido, Tanzânia e Nova Zelândia. A Alemanha foi a primeira a voltar com o futebol, em maio.

– Lançamentos de vários filmes, como Mulan, foram adiados, e festivais de música, como o Lollapalooza, também. Drive-ins para o cinema e lives para os shows se tornaram comuns.

Reaberturas e segunda onda
A partir de abril, vários países, como Espanha, Irã, Itália, Dinamarca, Israel, Alemanha, Nova Zelândia e Tailândia, passaram a diminuir as restrições. Com a redução dos casos, comércio, museus, cinemas, parques, templos religiosos e escolas foram reabertos e voos retornaram. O aumento da circulação das pessoas e a diminuição de medidas de prevenção levaram alguns desses países a uma segunda onda da doença, que ocorre desde meados de agosto e setembro. Em outubro, algumas nações voltaram a adotar restrições, como toque de recolher à noite e lockdown.

Casos confirmados no mundo: 66.422.058*
Mortes no mundo: 1.532.418*
*Segundo a OMS em 7 de dezembro.

Fontes: Band, BBC, Business Insider, CNN, European Centre for Disease Prevention and Control, Fiocruz, Folha de S.Paulo, IstoÉ Dinheiro, G1, governo do Reino Unido, OMS, Superinteressante, The American Journal of Managed Care e The Guardian

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 162 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido