Seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19 em Brasília (DF). Crédito de imagem: Julia Prado/Fotos Públicas/reprodução

O Ministério da Saúde brasileiro promoveu, em 11 março, um seminário para a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, após exatos quatro anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia no mundo. 

A ideia é criar um espaço no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro (RJ), que mescle intervenções artísticas com fatos históricos e científicos da pandemia, além de explicar qual foi o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento ao vírus. “No futuro, o memorial deverá abrigar, em suas instalações, uma exposição de longa duração que relate todos os episódios marcantes da pandemia, desde as primeiras notícias ao lockdown, os estudos científicos para o conhecimento do vírus e as mortes, como também os momentos de êxito e descoberta como as primeiras vacinas”, explica o governo em nota.

O evento terminou no dia 12, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (documento que afirma o compromisso) entre os ministérios da Cultura e da Saúde. “O memorial é uma das formas de cuidar dos efeitos ainda presentes daquele momento traumático. Lembrar para aprender e transformar, para podermos verdadeiramente seguir em frente”, afirma Nísia Trindade, ministra da Saúde.

Glossário

Organização Mundial da Saúde (OMS): agência global da Organização das Nações Unidas (ONU), especializada em saúde.

Sistema Único de Saúde (SUS): sistema público (ou seja, de acesso gratuito à população) de saúde do Brasil.

Fontes: Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, OMS, Nísia Trindade Lima (X) e Agência Brasil.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno_somar9 aluno_somar9

    4 dias atrás

    que absurdo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido