Em virtude da pandemia do novo coronavírus, muitas crianças e adolescentes estão passando mais tempo em casa. O problema é que cansa ficar olhando para telas, mesmo que seja assistindo a séries ou jogando videogame. Veja as dicas que separamos de como se divertir sem sair de casa e recorrer à tecnologia.

1) Você prefere…?

Esta é uma ótima brincadeira para quando não se tem nada para fazer. Reúna seus familiares em um canto da casa e, então, faça perguntas para as quais eles tenham que escolher entre duas opções. Algumas sugestões:

Você preferiria viver em um local onde sempre é verão ou em um lugar onde sempre é inverno?

Você preferiria ser forçado a dançar toda vez que ouvisse uma música ou ser obrigado a cantar alto toda música que ouvisse?

Você preferiria estar sempre uma hora adiantado ou uma hora atrasado?

Ao fim da pergunta, espere cada participante responder antes de fazer uma nova pergunta. A grande graça da brincadeira é ouvir as respostas de cada um e pensar em perguntas curiosas – quanto mais malucas, melhor! Não se esqueça de que você sempre tem que dar duas opções para os participantes.

2) Crie um jogo de tabuleiro ou um quebra-cabeça

Já pensou em inventar o seu próprio jogo? Nele você pode criar as suas próprias regras e o seu próprio jeito de brincar! Não parece uma boa ideia?

Jogo de tabuleiro: primeiro, defina como será o seu jogo. Você pode fazer um jogo de aventura, desafios, perguntas e respostas… Depois, crie as regras – para facilitar, escreva todas as ideias em um papel para não esquecer mais tarde.

Use papéis, cartolinas, lápis de cor, canetinhas… Enfim, o que vier à sua imaginação para que o produto final fique bem divertido. Depois, chame os seus familiares para jogar com você.

Quebra-cabeça: para construir um quebra-cabeça, você terá que fazer um desenho em uma folha. Depois, basta pegar uma tesoura e recortar o papel em várias pequenas partes.

Dica: para deixar o jogo mais difícil, você pode inserir peças “falsas” no meio dos pedaços. Para isso, basta fazer algumas peças que sejam muito parecidas com as verdadeiras. Você enganará todo mundo da sua família com elas!

3) Quem sou eu?

Um jogador se afasta enquanto os outros escolhem uma criatura (pode ser alguém famoso, um conhecido, um animal, uma criatura mágica ou um personagem). Depois, o participante que estava afastado se junta aos demais e começa a fazer perguntas para adivinhar quem é a criatura que os outros escolheram. As perguntas só podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

Exemplo:

Jogador 1 pergunta: “Eu sou alto?”

Jogadores respondem: “Sim” ou “não” – nada mais do que isso!

O jogador 1 deve fazer perguntas até adivinhar quem foi a criatura escolhida pelo grupo.

Dica: para tornar a brincadeira mais divertida, você pode pegar um post-it, escrever o nome da criatura escolhida e colocar na testa do jogador que terá que adivinhá-la. Ele não poderá ver o que está escrito, apesar da resposta estar literalmente na cara dele!

4) 1 mentira e 3 verdades

Quer saber mais sobre a vida das pessoas que moram com você? Então essa ideia é perfeita para você.

Para brincar, separe folhas de papel e peça que cada jogador escreva três fatos sobre a vida dele que sejam verdadeiros e um que seja mentira. Depois, cada pessoa deve ler as frases anotadas para os demais participantes, que deverão dizer qual delas é a mentirosa.

Dica: para deixar o jogo mais difícil – e mais interessante – pense em fatos que poucas pessoas sabem sobre você.

5) Mímica

Esta brincadeira é ótima para fazer com a família. Temos certeza de que todos vão dar muitas risadas!

Para começar, os participantes devem escolher um tema. Pode ser filmes, livros, pessoas, jogos, acontecimentos, entre outros. Depois que o tema for definido, um dos jogadores escolhe o que vai imitar. Se a temática escolhida for filmes, ele pode escolher o longa Minions, por exemplo. Mas atenção: esse participante não deve revelar sua escolha para ninguém!

Em seguida, essa pessoa se coloca na frente dos demais jogadores e começa a fazer movimentos com o corpo imitando aquilo que ela escolheu – sem falar ou emitir qualquer som.  No caso do participante que escolheu o filme dos Minions, ele pode imitar o jeito de andar e rir dos personagens, por exemplo.

Enquanto o jogador faz a mímica, os demais devem tentar adivinhar o que ele está imitando. Aquele que acertar assume o lugar do participante que estava fazendo a simulação e começa a fazer a própria imitação.

6) Teatro de fantoches ou sombras

Pessoas de todas as idades se divertem com uma boa peça de teatro. Então, que tal você criar a sua própria história e apresentar para as pessoas da sua casa?

Teatro de fantoches: a primeira coisa que você tem que fazer é pensar na história que vai contar. Uma dica é escrevê-la em um papel – isso pode te ajudar a organizar as ideias. Lembre-se: não existe ideia boba!

Depois de fazer a história, você terá que fabricar os fantoches. Você pode usar para isso itens que você tenha em casa, como meias e roupas velhas, papel sulfite, tinta (para fazer a cara dos bonecos), lápis de cor, palito (para que você possa manipular os bonecos), entre outros. Não há apenas uma forma de fazer os fantoches. Use a imaginação e faça-os da maneira que achar melhor, usando os materiais que quiser. Solte a imaginação!

Quando tudo estiver pronto, comece a apresentação.

Teatro de sombras: crie a história usando as mesmas dicas dadas no item “teatro de fantoches”. Em seguida, vá até um lugar com luminosidade (pode ser perto de um abajur, por exemplo) e tente simular os personagens da sua história com as mãos.

Quando tudo estiver pronto, comece a apresentação.

7) Stop

Esse é um jogo clássico, que agrada pessoas de todas as idades. Para jogá-lo, reúna as pessoas que moram com você e separe algumas canetas e folhas de papel. Depois, defina os temas que vocês terão que saber ao longo da partida. Vocês podem optar por nome de países, animais, comidas, filmes/séries/desenhos animados, cores, entre outros.

Em seguida, na folha de papel, faça uma coluna para cada tema escolhido e, com os outros jogadores, escolha uma letra do alfabeto. Se a letra for “D”, por exemplo, os participantes devem preencher cada coluna com algo que comece com a letra D. Na coluna “animal”, podem escrever “dromedário”; já em “nome de países”, podem colocar “Dinamarca”; e assim por diante.

O jogador que preencher todas as colunas o mais rápido possível deve gritar “stop!”. Nesse momento, todos os participantes devem parar de escrever imediatamente. Por isso, para ter sucesso, é importante tentar preencher tudo o mais rápido possível.

Então, cada jogador deve dizer o que escreveu em cada coluna. Se mais de um jogador tiver escrito a mesma palavra (dois jogadores colocaram “dromedário”, por exemplo), todos recebem 5 pontos naquela coluna. Porém, se um participante tiver colocado uma palavra em que ninguém mais tiver pensado, ele ganha 10 pontos. Depois de todos falarem o que escreveram, cada jogador soma quantos pontos obteve em cada coluna. A somatória final será a sua pontuação nessa rodada.

Vocês podem fazer várias rodadas, cada uma com uma letra. Vence quem, ao fim da partida, tiver o maior número de pontos somando todas as rodadas.

8) Eu fui à Lua…

Este é um jogo para testar a memória dos participantes. Reúna a sua família em algum espaço da casa e forme uma roda. Para começar a brincadeira, um jogador deve dizer “eu fui à Lua e levei um cachorro”. Em seguida, o participante que estiver do lado direito dele deve repetir essa frase e acrescentar mais um item. Exemplo: “eu fui à Lua e levei um cachorro e um violão”.

Depois, o participante que estiver à direita dele deve repetir a última frase dita e acrescentar mais um elemento. O jogo segue dessa forma, com cada jogador repetindo a frase dita pelo anterior e acrescentando um item. Perde aquele que esquecer um dos objetos ou falar um dos elementos na ordem errada.

9) Origami

Com um pedaço de papel é possível fazer um passarinho, um morcego, um fóssil de dinossauro ou até mesmo um floco de neve para decorar a casa para o Natal.  

O canal do YouTube Easy Origami tem dicas de dobraduras simples que você pode fazer. Clique aqui para acessar.

10) Desenhe os seus personagens favoritos de animações

Busque uma imagem de um personagem na internet. Depois, com lápis e papel, tente reproduzir os traços do personagem, prestando atenção a cada detalhe. Não tem problema se não ficar perfeito! Quanto mais você treinar, melhor você vai ficar. Mesmo os grandes desenhistas precisaram praticar bastante para chegar ao ponto em que estão hoje.

Dica: guarde todos os seus desenhos em uma pasta. Assim, você poderá revê-los sempre que quiser. No futuro, você olhará para eles e verá como evoluiu ao longo do tempo.

11) Use lápis de cor para colorir um desenho

Você pode entrar na internet e digitar na barra de buscas “desenho para colorir”. Escolha o tipo de ilustração que você quer: pode ser uma paisagem, um personagem de desenho animado ou até mesmo um mapa-múndi. Em seguida, imprima o desenho, pegue lápis de cor e use-os para colorir a imagem.

Caso você não tenha impressora, não tem problema! Você pode seguir a dica do item anterior: olhar com atenção a imagem no computador e tentar reproduzi-la no papel. Quando acabar, é só usar o lápis de cor para colorir. Assim, além de tudo, você desenvolverá as suas habilidades como desenhista!  

Dica: Se você tiver lápis de cor aquarelável, depois de acabar de colorir, molhe o pincel na água e passe por cima das cores da ilustração. O resultado fica incrível! Ao final, você pode expor a sua obra de arte na parede do quarto.

12) Escreva um livro

Há várias crianças e adolescentes aproveitando o isolamento social para escrever o próprio livro. Por que você não tenta também? Clique aqui para ver um tutorial de como criar sua obra.

13) Faça pão

Que tal aproveitar o tempo em casa para começar a cozinhar? Uma das melhores formas de dar o primeiro passo na cozinha é fazendo pão. Além de ser uma receita simples, é muito gostoso enrolar a massa com as mãos. E o melhor: depois de pronto, você e as pessoas que moram com você podem comer os deliciosos pãezinhos.

Atenção: Peça a ajuda de um adulto para cozinhar. Alguns procedimentos podem ser perigosos.

Acesse aqui uma receita de pão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (9)

  • Andre M. Valadão

    3 anos atrás

    oi gostei muito.

  • Arthur Ballam De Assiz

    3 anos atrás

    muito legal muito mesmo

  • Eliana Goldbaum

    3 anos atrás

    que legal vou brincar agora!!

  • MANUELLE BARBOSA

    3 anos atrás

    Legal!

  • Davi Leopoldo

    3 anos atrás

    eu gostei de mais

  • Davi Leopoldo

    3 anos atrás

    eu gostei muito pois hoje em dia todo mundo so usa tecnologia e isso ajuda.

  • AliciaYoshihisa

    3 anos atrás

    legal

  • AliciaYoshihisa

    3 anos atrás

    nossa é comprido mais eu gostei

  • Mira Chaia Alves

    3 anos atrás

    legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido