Em 12 de junho, no Brasil e no mundo, é celebrado o Dia do Combate ao Trabalho Infantil. Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1.760 jovens entre 5 e 17 anos vivem em situação de trabalho infantil no nosso país. A seguir, conheça três iniciativas que atuam para combater essa questão.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
Criado, em 1996, como uma ação do governo federal brasileiro, combate o trabalho de crianças em carvoarias (local em que o carvão é fabricado, estocado ou comercializado) em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Com o passar do tempo, acabou se transformando em uma política pública e, em 2005, uniu-se com o programa social Bolsa Família, que ajuda pessoas de baixa renda. Segundo o pedagogo Itamar Moreira, autor do livro O Trabalho Infantil na Cidade de São Paulo, para fazer parte do Peti, a criança precisa estar matriculada na escola e integrar um Centro Para Crianças e Adolescentes (CCA) ou Centro Para a Juventude (CJ).

Sasf e Seas
São dois programas da Prefeitura de São Paulo para combater o trabalho infantil. O Serviço de Assistência Social à Família (Sasf) atua nas comunidades para fortalecer a função protetiva da família. Já o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) age nas ruas da cidade, visando identificar crianças em situação de rua, além de vítimas do trabalho infantil. “O Sasf trabalha a questão do trabalho infantil por meio dos encaminhamentos. As situações são encaminhadas para o CCA e o CJ. Já o Seas varia de região para região”, diz Itamar Moreira.

ONGs e instituições
As organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades de combate ao trabalho infantil trabalham em outras frentes, como informar e explicar o assunto para as pessoas. Um exemplo é a ONG Visão Mundial, criada em 1950. A assessora técnica Márcia Monte fala sobre a função da ONG nesse sentido: “Infelizmente, o trabalho infantil ainda é uma realidade não apenas no nosso país, como em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 152 milhões de crianças entre 5 e 17 anos eram vítimas de trabalho infantil em 2016”.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Joana

    1 ano atrás

    oi

  • Joana

    1 ano atrás

    Gostei me ajudou na minha, pesquisa de Geografia

  • Guilherme Castro

    2 anos atrás

    #Trabalho infantil não

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    #Trabalho infantil não

  • Lua

    2 anos atrás

    Ameiii #Trabalho infantil não

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido