Ator Wagner Moura em evento de pré-estreia da animação Gato de Botas 2: O Último Pedido. Crédito de imagem: Getty Images/Dia Dipasupil

Wagner Moura, ator brasileiro mundialmente conhecido por filmes como Tropa de Elite, Marighella, Ó Paí, Ó e Elysium, foi indicado ao Annie Awards 2023, prêmio conhecido como “Oscar das Animações” e que elege as melhores animações desde 1972.

O ator concorre na categoria “Melhor Atuação de Voz em Filmes” pelo trabalho de dublagem do personagem Lobo Mau no longa Gato de Botas 2: O Último Pedido. Confira aqui a lista completa dos indicados.

Wagner fez a voz na versão original em inglês do Lobo, enquanto a dublagem na versão brasileira foi de Sergio Moreno. Giovanna Ewbank e Sérgio Malheiros também estrelam o time de dublagem em português da animação, interpretando a voz dos personagens Cachinhos Dourados e Bebê Urso. 

Sucesso de bilheteria, Gato de Botas 2 já arrecadou quase 250 milhões de dólares (em torno de 1,27 bilhões de reais) em todo o mundo. Só nos Estados Unidos, foram 110 milhões de dólares (567,6 milhões de reais).

A animação também concorre em outras quatro categorias no Annie Awards 2023: “Melhor Animação do Ano”, “Melhor Design de Personagem” (que elege as melhores imagens e construções dos personagens), “Melhor Produção de Design” (avalia a estética e o visual geral da animação) e “Melhor Storyboarding” (roteiro).

Os favoritos, com mais de seis indicações cada, são Pinóquio, de Guillermo del Toro, Marcel the Shell com Sapatos e Red: Crescer É uma Fera, da Disney.

Wagner Moura disputa o prêmio com David Bradley e Gregory Mann (que fazem a voz de Gepeto e Pinóquio no filme Pinóquio, vencedor do Globo de Ouro), Jenny Slate (que dubla Marcel em Marcel the Shell com Sapatos) e Zaris-Angel Hator (voz de Maisie em A Fera do Mar).

O Annie Awards 2023 é a 50ª edição da premiação e será no dia 25 de fevereiro.

Gato de Botas 2: O Último Pedido 

A sequência de O Gato de Botas, que se passa no conhecido universo de Shrek, acompanha a história do famoso gato guerreiro em busca da Estrela dos Desejos, que ele procura para recuperar suas nove vidas após descobrir que já gastou oito de seu saldo total após se envolver em tantos perigos.

Para isso, o personagem precisa explorar a Floresta Negra e pedir a ajuda da ex-companheira, a gata Kitty Pata Mansa. Durante o filme, o gato também encontrará famosos vilões e personagens do mundo dos contos de fadas, como o próprio Lobo Mau, dublado por Wagner Moura, Cachinhos Dourados e Mamãe Urso.

O longa é dirigido por Joel Crawford, responsável por histórias como Os Croods 2: Uma Nova Era e Trolls – Dias de Festa, e produzido por Mark Swift. Além do sucesso de bilheteria, a animação vem sendo aclamada pela crítica especializada. O filme recebeu pontuação de 96% no Rotten Tomatoes, um dos mais tradicionais sites de crítica de cinema. 

Confira o trailer completo em português da animação

Prestígio de Wagner Moura no mundo do cinema

Ele pode ser considerado, atualmente, um dos atores brasileiros de mais fama internacional. É um dos principais nomes que representam atores latino-americanos para além dos estereótipos hollywoodianos. Moura também atua como produtor, diretor e cineasta. 

Glossário

Latino-americano: pessoa natural ou nascida em países da América Latina. São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Estereótipos: ideias geradas pelo senso comum e que determinam um preconceito generalizado e simplório sobre algo ou alguém, sem levar em consideração as características individuais e sensíveis desse indivíduo.

“Hollywoodiano”: relativo ao universo cinematográfico de Hollywood, nos EUA, o maior e mais famoso do mundo.

Fontes: G1, CNN, Omelete, Arroba Nerd, Annie Awards, Rotten Tomatoes, Correio 24 Horas, CinePOP e Wikipédia.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido